Nova temporada de CNN Viagem & Gastronomia atravessa mares da Europa e da África

Daniela Filomeno parte do Oceano Atlântico, visita o Estreito de Gibraltar, o Mar Tirreno e o Mediterrâneo; depois, o Mar da Noruega e o Mar do Norte

Da CNN Viagem & Gastronomia

O CNN Viagem & Gastronomia inicia, no próximo dia 22 de junho, uma nova temporada com uma expedição pelas águas de importantes mares da Europa e da África. Daniela Filomeno parte do Oceano Atlântico em viagens de cruzeiro pelo Estreito de Gibraltar, o Mar Tirreno e o Mediterrâneo. Depois, é a vez do Mar da Noruega e do Mar do Norte.

O primeiro roteiro da sétima temporada inédita do programa começa na capital portuguesa, Lisboa. Dani embarca no Swan Hellenic Diana até o Algarve, passando pelas cidades de Lagos e Sagres, de onde partiram as grandes expedições dos navegadores portugueses séculos atrás.

O destino seguinte é na Espanha, em Sevilha, cidade de monumentos históricos e das famosas tapas. A viagem segue rumo ao norte da África, em uma rota repleta de ruínas dos tempos romanos, com paradas em Marrocos, Argélia e Tunísia.

Na Argélia, país que abriu as fronteiras para viajantes internacionais há poucos anos, a visita oferece um recorte único sobre a história do país, com lições geopolíticas e fortes memórias da colonização francesa, que só chegou ao fim no início dos anos 1960.

Nas cidades de Orã, Argel, Bejaia e Annaba, Dani Filomeno se aproxima do estilo de vida da população local, registra a bela arquitetura francesa e experimenta a gastronomia do país.

A última parada da primeira parte é na Sicília, com direito a uma viagem de carro de Palermo até as cidade de Cefalu, Siracusa e Taormina. Dani aprende a fazer o famoso cannolo, experimenta pratos típicos e prova os vinhos da região do vulcão Etna, em uma área que ainda guarda marcas da última erupção.

Segundo roteiro: Escandinávia, Lapônia e Aurora Boreal

O segundo roteiro da nova temporada começa em Estocolmo, capital da Suécia, com destaque para uma visita ao Vasa Museu, construído em torno de um navio que naufragou em 1628, em sua viagem inaugural.

Entre restaurantes estrelados e visitas a locais que celebram técnicas ancestrais de culinária, Dani também desbrava o que há de melhor na capital sueca.

Já no norte do país, na região da Lapônia, dentro do Círculo Polar Ártico, o programa visita o Ice Hotel de Kiruna, construído há cerca de 30 anos, com quartos de gelo para os hóspedes pernoitarem a temperaturas negativas durante o inverno.

A viagem segue para Abisko, com montanhas repletas de neve, onde Dani Filomeno experimenta a realização de um sonho: ver a Aurora Bureal, uma experiência de arrepiar, com as luzes coloridas no céu.

Depois de cruzar a fronteira para a Noruega, o destino seguinte é Narvik, uma pequena cidade com papel histórico importante na Segunda Guerra Mundial – um evento que é detalhado no Museu da Guerra com itens originais da época.

Na mesma região, Dani vive outra experiência especial: um encontro com lobos no Polar Park. Em seguida, parte para Trømso, onde conhece uma das cidades localizadas mais ao norte em todo o planeta. De lá, sai um navio de luxo rumo à Dinamarca.

Daniela Filomeno
Daniela Filomeno na 7ª temporada de V&G / CNN Viagem & Gastronomia

Durante dez dias a bordo da luxuosa embarcação Silver Dawn, da Silver Sea, Dani Filomeno passa por mais quatro cidades da Noruega em meio aos incríveis fiordes da costa do país. As paradas incluem a visita a uma vila viking em Flåm e uma jornada pelo Mar da Noruega.

O roteiro termina em Copenhagen, onde o CNN Viagem & Gastronomia mergulha nas riquezas gastronômicas da cidade dinamarquesa conhecida por ter alguns dos melhores restaurantes e chefs de todo o mundo.

A experiência inclui um almoço no premiado Geranium, que já foi eleito o melhor do mundo e tem três estrelas Michelin, com direito a uma entrevista exclusiva com o chef Rasmus Kofoed. Depois, um jantar no Koan, do também premiado chef Kristian Baumann.

Outra refeição especial é servida no Alchemist, restaurante com meses de filas de espera que abriu as portas exclusivamente para o programa.

A viagem chega ao fim no segundo parque de diversões mais antigo do mundo, o Tivoli, que inspirou Walt Disney a criar o famoso complexo nos Estados Unidos. É a conclusão divertida e histórica de um giro pela badalada e gastronômica capital dinamarquesa.

  • CNN Viagem & Gastronomia
  • Data de estreia: 22 de junho de 2024
  • Exibição inédita: sábados, às 22h
  • Horário alternativo: domingos, às 19h15