"O Agente Secreto": conheça cenários reais do filme no Recife

Cinema de rua e escola mais antiga em funcionamento do Brasil fazem parte dos locais de gravação do longa estrelado por Wagner Moura

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Compartilhar matéria

Rodado principalmente no Recife (PE), "O Agente Secreto" levou dois prêmios na 83ª edição do Globo de Ouro: o de Melhor Filme de Língua Não Inglesa e o de Melhor Ator em Filme de Drama. Assim, os reconhecimentos jogam ainda mais projeção à capital pernambucana.

Como em seus outros filmes, o diretor Kleber Mendonça Filho, natural do Recife, usa memórias e locais afetivos para impulsionar a narrativa. No caso mais recente, isso pode incluir um dos cinemas de rua mais emblemáticos do país, uma tradicional casa de salgados e de chá-mate da cidade e até a escola mais antiga em funcionamento do Brasil. O filme foi gravado ao longo de 10 semanas em 2024 e ganhou distribuição no ano passado.

"O Agente Secreto" se passa no Recife no ano de 1977. É um thriller político que acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor que foge de um passado misterioso e volta à cidade em busca de paz. Porém, ele logo percebe que o local está longe de ser o refúgio que procura. A produção também é estrelada por Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Alice Carvalho, e mais.

A seguir, confira alguns dos principais locais de gravação de "O Agente Secreto" para incluir no roteiro pelo Recife:

Cinema São Luiz

Aberto em 1952, o São Luiz é um dos cinemas de rua mais emblemáticos do Recife. Localizado na cabeceira da Ponte Duarte Coelho, às margens do Rio Capibaribe, o local tem exibição de filmes no formato de cine-teatro.

Em 2008, o prédio foi tombado como monumento histórico pelo governo de Pernambuco e, desde então, ganhou algumas atualizações, como capacidade para projetar filmes em 3D, servidor digital e processadores e amplificadores Dolby. Além de sessões de cinema, com ingressos entre R$ 5 e R$ 10, o São Luiz recebe eventos e festivais audiovisuais.

Cinema São Luiz: Rua da Aurora, 175 - Boa Vista, Recife - Pernambuco / Mais informações sobre sessões e ingressos no Instagram.

Ginásio Pernambucano

No centro, o Ginásio Pernambucano é conhecido como a escola mais antiga em atividade do Brasil, em que celebrou os 200 anos em 2025. Foi fundada em 1825 e passou por vários endereços, até ter sede própria no começo de 1860. Alguns dos alunos ilustres da escola foram Clarice Lispector e Ariano Suassuna, assim como Epitácio Pessoa, ex-presidente do país.

A construção histórica é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No filme, os interiores da escola são usados como a repartição pública onde Marcelo (Wagner Moura) trabalha. A secretaria é usada no longa-metragem como a sala de entrega de RGs; o Museu de História Natural Louis Jacques Brunet se transformou na sala de depoimento; e o pátio interno é onde começa a cena de perseguição.

Ginásio Pernambucano: Rua da Aurora, 703 - Santo Amaro, Recife - Pernambuco / Mais informações sobre visitas no Instagram do Museu Louis Jacques Brunet.

Chá-Mate Brasília

Com 41 anos de tradição, o Chá-Mate Brasília fica no centro e oferece bolos, tortas, sanduíches, salgados e, claro, uma variedade de chás-mate. É daqueles locais que preservam o passado da cidade, com decoração simples e preços acessíveis. Em "O Agente Secreto", o local faz parte da perseguição final da trama. Fica nas imediações da Praça do Sebo, também usada nas filmagens.

Chá Mate Brasília: Rua Siqueira Campos, 297, loja 28 - Santo Antônio, Recife - Pernambuco / Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 19h; sábado, das 8h às 13h; fechado aos domingos / Mais informações no Instagram.

Galeria do Edifício Tereza Cristina

A alguns passos do Cinema São Luiz, a galeria reúne estabelecimentos comerciais no térreo. Na trama, é usada para dar continuidade à perseguição final, culminando na entrada dos personagens na barbearia.

Galeria do Edifício Tereza Cristina: Rua Dr. Sebastião Lins, s/n - Boa Vista, Recife - Pernambuco.

Parque 13 de maio

Parque urbano histórico, o 13 de Maio fica no bairro de Santo Amaro e foi inaugurado oficialmente em 1939. Com quase sete hectares de área, Burle Marx elaborou os projetos dos primeiros jardins públicos do local. Na década de 1950, foi erguida ali a Biblioteca Pública de Pernambuco. Espalhados pelo parque ficam bustos de figuras importantes do estado.

No filme, o local é onde aparece a figura folclórica da Perna Cabeluda. No início de janeiro, foi inaugurada a Praça da Infância, com área aproximada de 3.700 metros quadrados, com algumas edificações que ocupam o antigo minizoológico que existia ali.

Porto do Recife

No fim de julho de 2024, uma das gravações do filme se deu no Porto do Recife. O terminal marítimo e o armazém 8 do ancoradouro foram locações escolhidas por Kleber Mendonça Filho. É ali que, na trama, os personagens Augusto (Roney Villela) e Bobbi (Gabriel Leone) se encontram com Vilmar (Kaiony Venâncio).

Segundo informações do porto, a equipe de produção trabalhou durante um fim de semana inteiro no local, usando mais de 20 veículos, entre caminhões e carros antigos, com aproximadamente 100 pessoas envolvidas na operação.

Rua da União e Rua do Riachuelo

A Rua da União, no bairro de Boa Vista, foi pano de fundo para cenas da chegada dos policiais na delegacia. Ali, foi usada também a fachada da Fundarpe - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Já o número 485 da Rua do Riachuelo, também na área de Boa Vista, é onde fica a Vila Santo Antônio, conjunto de casas que, no longa, representa onde vive a comunidade que abraça Marcelo no Recife.

Banco de Sangue Hemato

No bairro de Boa Vista, o Banco de Sangue Hemato abrigou no passado o Cine Boa Vista. Hoje, o local atende diversos hospitais da cidade no surprimento de diferentes componentes presentes no sangue. Fica próximo à Praça Chora Menino e aparece nas últimas sequências do filme.

Banco de Sangue Hemato: Rua Dom Bôsco, 723 - Boa Vista, Recife - Pernambuco / Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 18h / Mais informações no site.

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais