6 programas imperdíveis em Chicago
Chicago é, sem dúvidas, uma das mais importantes cidades dos Estados Unidos. Localizado no estado de Illinois, possui uma pluralidade ímpar e cerca de 2,7 milhões de habitantes. O destino multicultural respira arquitetura, arte, festivais e gastronomia de primeira. Em 1871 sofreu um incêndio que destruiu praticamente toda cidade, se ergueu e hoje é considerada um dos principais centros de negócios do mundo.
Chicago é, sem dúvidas, uma das mais importantes cidades dos Estados Unidos. Localizado no estado de Illinois, possui uma pluralidade ímpar e cerca de 2,7 milhões de habitantes. O destino multicultural respira arquitetura, arte, festivais e gastronomia de primeira. Em 1871 sofreu um incêndio que destruiu praticamente toda cidade, se ergueu e hoje é considerada um dos principais centros de negócios do mundo.
Andar por suas ruas e avenidas contemplando sua arquitetura, por si só, já é um programa. Mas, para ajudar a organizar sua visita a cidade conhecida como Windy City (cidade do vento), separamos seis passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Chicago’s First Lady
O passeio de barco é organizado pela Chicago Architecture Foundation, conduzido por voluntários da fundação que contam com riqueza de detalhes a história da cidade, os diversos estilos arquitetônicos e os nomes por trás de sua construção. A excursão pelo rio Chicago percorre a região central e possibilita ver de perto os melhores cenários da cidade. A embarcação conta ainda com um bar, que serve boa carta de cervejas artesanais locais.
SkyDeck
Chicago possui bons lugares para apreciar as belas paisagens que a cidade proporciona. Uma delas – e dos mais disputados – é o Skydeck, que fica no 103° andar do edifício Willis Tower, segundo maior prédio e primeiro maior observatório dos EUA. A atração que difere dos outros observatórios são as plataformas com chão de vidro, que dão a sensação de estar flutuando a 412 metros de altura. A vista panorâmica permite ver partes de Michigan, Indiana, Illinois e Wisconsin. A dica para economizar tempo nas filas é adquirir um dos passes que dão acesso a várias atrações da cidade, como o City Pass.
233 S Wacker Dr.
360° Chicago
De frente para o lago Michigan, o 360° é outro observatório que vale a visita. Principalmente pela atração Tilt! que funciona no 94° andar do edifício John Hancock. A atração consiste em uma plataforma de vidro que se inclina para o lago e a avenida Michigan, proporcionado uma visão deslumbrante sobre o horizonte de Chicago e dos quatros estados vizinhos. Exposições interativas multimídias contam a história da cidade e seu café e bar traz boas opções de lanches e drinques que deixam o programa ainda mais divertido.
875 N Michigan Avenue
Millenium Park
Inaugurado em 2004, a área verde de mais de 100 mil m2, fica instalada dentro do Grant Park. No verão acontecem intervenções de arte, shows, festivais, exibições de filmes, exercícios ao ar livre e outras programações. No inverno, uma pista de patinação no gelo vira a atração da cidade.
Aqui também fica um dos pontos mais procurados pelos turistas, o Cloud Gate, do artista Anish Kapoor. A enorme obra de arte prata, também conhecida como The Bean, permite interação com o skyline da cidade, refletido em seus diversos ângulos.
201 East Randolph Street (Entre a Michigan Ave. & Columbus Ave.)
Navy Pier
Se não é o ponto turístico mais visitado, certamente está entre os primeiros. O programa é mais indicado para se fazer durante o verão, já que a programação é muito mais intensa nessa época do ano. O famoso cais está localizado às margens do Lago Michigan e abriga a icônica roda-gigante, e outras atrações interessantes, sendo muitas delas gratuitas. Ao longo de seu 1km de extensão tem para todos os gostos: parque de diversão, jardins, lojas, restaurantes, passeios de barco, instalações de exposições, teatro e shows. Vale ficar ligado também a programação dos dias e horários da queima de fogos de artifícios que acontece por lá.
600 E Grand Ave.
Visitar uma cervejaria local
Os Estados Unidos é pioneiro quando o assunto é produção de cervejas artesanais. E Chicago vem ganhando cada vez mais espaço nesse mercado com excelentes cervejarias. O clima severo do inverno não impede em nada o consumo da bebida. Aliás, o número de cervejarias vem crescendo a cada ano. Recentemente, a Metropolitan Brewing mudou suas instalações para um galpão em Avendale. Lá também funciona o bar da marca, todo de vidro, com uma vista linda para um lago.
Fotos: Pamela Carvalho e divulgação