O que fazer e onde comer em Paraty durante a Flip, segundo Gisela Schmitt

Cozinheira e empreendedora por trás do projeto Gastromar compartilha dicas de lojas e restaurantes para conferir durante e depois da festa literária

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Prato do restaurante Gastromar, em Paraty
Pilotado por Gisela, Gastromar é um dos restaurantes mais conhecidos da cidade  • Fotos Incríveis Paraty
Compartilhar matéria

A mistura da história colonial bem preservada com passeios na natureza e no mar, além de descobertas gastronômicas de dar água na boca, reforça a identidade própria de Paraty, que encanta viajantes do mundo inteiro. A cidade ganha ares ainda mais especiais com a chegada da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que neste ano acontece de 30 de julho a 3 de agosto.

Um dos nomes que movimentam a cena cultural e gastronômica da cidade é a cozinheira e empreendedora Gisela Schmitt, por trás do projeto Gastromar, que engloba restaurante na Marina Porto Imperial; experiência náutica chamada Sem Pressa; horta orgânica com foco em PANC's; empório e casa de aluguel.

Autora do livro "Para Ti Sem Pressa", Gisela participa de uma mesa-redonda durante a programação da Flip no dia 1º de agosto, a "Mulheres e o Oceano", em que conversa com figuras locais sobre empreendedorismo feminino e a paixão pelo mar.

A seguir, a chef compartilha dicas do que fazer e onde comer em Paraty durante - e depois - da Flip. São sugestões que envolvem gastronomia, cultura e até moda. Mas atenção: alguns estabelecimentos podem ter funcionamento alterado por conta do evento. Portanto, cheque diretamente com eles.

Confira 7 dicas do que fazer e onde comer em Paraty, segundo Gisela Schmitt:

La Finca Vermuteria

Quando cai a noite em Paraty, um programa ideal é sentar no La Finca Vermuteria, a primeira vermuteria artesanal do Brasil. Fica na feirinha atrás da Pousada Literária, saindo do Centro Histórico.

O local tem muito charme e simplicidade, bom para sentarmos nas mesinhas da calçada e beliscar umas tapas. Negronis, rabo de galo e vermute com soda são alguns dos itens da carta que caem bem com as comidinhas. E fique de olho nas redes, pois bate-papos farão parte de uma programação especial da casa no período da Flip.

La Finca Vermuteria: Rua José Viêira Ramos, 36 - Patitiba, Paraty - RJ / Tel.: (24) 99972-9205 / Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 19h à 0h.   

Quiosque Cheiro de Camarão

Para uma opção fora da rota, mas próxima do agito de Paraty, o quiosque Cheiro de Camarão é um restaurante pé na areia de uma família caiçara muito querida, com comida e caipirinha ótimas.

Indico o bobó de camarão, a mandioca frita e o PF de peixe. O local é bem simples, com mesinhas de plástico e cadeiras de praia. Fica a 10 minutos de carro de Paraty no sentido para o Rio de Janeiro, na Praia do Corumbê.

Quiosque Cheiro de Camarão: Praia do Corumbê / Tel.: (24) 9999-99171 / Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h.  

Loja Flavia Aranha

Em plena Praça da Matriz, bem em frente à Igreja da Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, do século XIX, a estilista paulista Flavia Aranha ancorou sua loja com direito a um chão de areia e roupas leves e orgânicas, com tingimento natural.

A loja é uma atração por si só. Além da areia que cobre o chão - e que traz um pedacinho da praia ao centro de Paraty -, o endereço ainda guarda o famoso barco I.A.T, com o qual Amyr Klink atravessou o Atlântico a remo em 1984.

Loja Flavia Aranha: Rua Dona Geralda, 302 - Centro Histórico, Paraty - RJ / Tel.: (24) 99224-2238 / Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 22h. 

Livraria das Marés

Imagine um local com uma excelente curadoria de livros, vários deles de autores presentes na Flip, equipado com um café que é uma delícia de passar a tarde. Assim é a Livraria das Marés, vizinha à Pousada Literária.

Clássicos e lançamentos da literatura contemporânea dividem as prateleiras - folhear exemplares por ali já é um baita programa.

Além disso, o local preparou uma programação especial para a Flip: do dia 30 de julho a 3 de agosto, vários nomes da escrita brasileira farão bate-papos, lançamentos e sessões de autógrafos. Confira mais informações no Instagram.

Livraria das Marés: Rua Tenente Francisco Antonio, 52 - Centro Histórico, Paraty - RJ / Tel.: (24) 3371-2296/ Horário de funcionamento: aberto todos os dias, das 10h às 22h. 

Restaurante Gastromar

Ambiente do restaurante Gastromar, na Marina Porto Imperial, em Paraty • Divulgação
Ambiente do restaurante Gastromar, na Marina Porto Imperial, em Paraty • Divulgação

Puxando a sardinha para o meu lado, o Gastromar, na Marina Porto Imperial, é onde sirvo frutos do mar fresquinhos e orgânicos locais. Com um ambiente despretensioso, o restaurante tem vista para o mar.

É uma delícia ver amigos e novos clientes sentados nas mesas externas, abastecidos de drinques da nossa carta, que acompanham bem qualquer ocasião. Também temos menu kids e um empório com produtinhos para você levar para casa. Ah, e os melhores amigos do homem são bem-vindos, uma vez que aceitamos pets.

Para a semana da Flip, funcionaremos de terça a domingo. A dica é reservar com antecedência a "Brisa", traslado que oferecemos gratuitamente aos nossos clientes. Trata-se de um barco que sai do Centro Histórico em direção ao restaurante e vice-versa.

Gastromar: BR 101, km 578,5 – Marina Porto Imperial, Paraty – RJ / Tel.: (24) 99844-3788 / Horário de funcionamento (regular): quarta e quinta, das 12h às 22h; sexta a domingo, das 8h30 às 22h30; fechado de segunda e terça; alta temporada e feriados o local funciona todos os dias, das 8h30 às 23h / Reservas via site.

Casa Goia

Ambiente da Casa Goia, vizinha do Gastromar • Divulgação
Ambiente da Casa Goia, vizinha do Gastromar • Divulgação

A Casa Goia é a lojinha vizinha ao Gastromar, onde faço a curadoria de marcas nacionais e de design. Há itens de vestuário, para o mar e de decoração para a casa, muitos deles de artesãos locais. Alguns dos produtinhos podem ser checados no site.

Casa Goia: BR 101, km 578,5 – Marina Porto Imperial, Paraty – RJ / Tel.: (24) 99844-3788 / Consulte horários nos canais oficiais. 

Experiência Sem Pressa

Sem Pressa é pequena embarcação com experiências gastronômicas nas águas de Paraty • Divulgação
Sem Pressa é pequena embarcação com experiências gastronômicas nas águas de Paraty • Divulgação

O Gastromar e a Casa Goia estão fincados em terra firme, mas o Sem Pressa é diferente: é uma traineira de 50 pés que ganha as águas da Baía de Paraty com uma experiência gastronômica em alto-mar.

Feita por artesãos locais e equipada com cozinha, a embarcação é palco de etapas gastronômicas que seguem à risca o nome de batismo: tudo é feito sem pressa.

Digo que esta é a nossa mesa ao mar. Aqui, sirvo um menu de seis tempos com serviço completo para duas ou até 18 pessoas.

Sem Pressa: Reservas e informações pelo telefone (24) 99844-3788. 

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais