Onde ficar em Salvador: 9 hotéis de luxo e boutique pelos arredores da capital

Enquanto Salvador carrega agito em seu centro histórico, a Praia do Forte e o Morro de São Paulo entregam uma experiência mais praiana aos hóspedes; confira hospedagens que unem o melhor dos dois mundos

Daniela Filomeno no rooftop do Fera Hotel, com vista para a Baía de Todos os Santos e bar assinado pelos chefs Lisiane Arouca e Fabricio Lemos
Daniela Filomeno no rooftop do Fera Hotel, com vista para a Baía de Todos os Santos e bar assinado pelos chefs Lisiane Arouca e Fabricio Lemos CNN Viagem & Gastronomia

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Salvador, Bahia

Salvador tem se consolidado como um dos principais destinos do turismo de luxo e experiências no Brasil. A inauguração dos cinco estrelas Fera Palace Hotel e Fasano Salvador coroou um processo recente de revitalização do centro histórico e também jogou luz ao surgimento de diversas hotéis boutique em bairros como Pelourinho e Rio Vermelho.

Mas além da capital, os arredores de Salvador também fazem bonito na arte de receber bem, como a Praia do Forte e o Morro de São Paulo, onde há pousadas e hotéis praianos de qualidade a menos de duas horas de carro.

A seguir, confira uma seleção de nove hotéis, entre luxuosos e boutique, em Salvador e nos destinos das redondezas que levam sofisticação e conforto ao pé da letra:

  • Hotel Fasano Salvador

O Fasano Salvador ocupa um papel central na hotelaria de luxo da cidade desde que foi inaugurado no fim de 2018. Instalado em um prédio art déco tombado como patrimônio histórico que foi a primeira sede do jornal A Tarde, o hotel tem 70 quartos, quase todos de frente para a histórica Praça Castro Alves e para a Baía de Todos os Santos.

As vistas também são privilegiadas no último andar do hotel, onde fica o rooftop, que reúne algumas das áreas comuns e comodidades, como deque com piscina revestida por granito, bar, spa e academia.

Levando toda a expertise italiana do grupo até Salvador, o Fasano não fica de fora da seleção dos melhores restaurantes da cidade. Com estética da década de 1930 preservada, o refinado restaurante tem cardápio com receitas clássicas da gastronomia italiana, mas com uma “seleção baiana” com direito a bobó, moqueca e cocada.

Hotel Fasano Salvador: Praça Castro Alves, 05 – Centro Histórico, Salvador – BA / Tel: (71) 2201-6300 / Reservas e mais informações via site.

  • Fera Palace Hotel

Também no Centro Histórico, a 100 metros da Praça Castro Alves, está o Fera Palace, clássico da hotelaria baiana que foi remodelado e aberto em 2017. No mesmo prédio em formato de triângulo funcionou nos anos 1930 e 1940 o Palace Hotel, o primeiro de luxo de Salvador e que viu circular de presidentes da República a estrelas de Hollywood.

O “novo” hotel cinco estrelas tem 81 quartos elegantemente decorados, com pisos originais de taco de madeira e mármore, assim como elementos com inspiração do estilo da época. A melhor vista é a do rooftop, onde estão a piscina de borda infinita para a Baía de Todos os Santos e um bar que tem menu assinado pela dupla Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, chefs à frente do Grupo Origem e que figuram na seleta lista dos 50 Best Restaurant Latin America.

Eles também são o nome por trás do OMÍ, o restaurante do térreo onde é servido o café da manhã, almoço e jantar – aberto a não hóspedes. O menu segue o DNA do casal: pratos com sotaque baiano e ingredientes regionais de forma contemporânea e autêntica.

Fera Palace Hotel: Rua Chile, 20 – Centro Histórico, Salvador – BA / Tel.: (71) 3036-9200 / Reservas e mais informações via site

  • Hotel Wish da Bahia

Suíte Presidencial do Wish Hotel da Bahia
Detalhes da suíte presidencial de 300 m² do Wish Hotel da Bahia / Divulgação

O antigo Hotel da Bahia reabriu em 2013 e agora opera sob a bandeira da Wish Hotels. Original da década de 1950, o projeto é uma referência em arquitetura modernista brasileira e possui mais de 370 obras, como painéis de Carybé e um mural de Genaro de Carvalho.

Situado em frente ao Largo do Campo Grande e com vista para o mar, o hotel tem mais de 280 acomodações, entre quartos e suítes. A maior delas é a Presidencial, com 300 m² e com direito a ampla sala de reunião, banheira de hidromassagem e um varanda de frente para a baía.

Spa, piscinas externas para adultos e crianças, dois restaurantes e um bar completam as comodidades oferecidas aos hóspedes.

Wish Hotel da Bahia: Avenida Sete de Setembro, 1537 – Dois de Julho, Salvador – BA / Tel.: (71) 3021- 6700 / Reservas e mais informações pelo site

  • Hotel Villa Bahia

Suíte Angola do La Villa Bahia
Suíte Angola do Villa Bahia, hotel boutique em casarões coloniais em pleno Pelourinho / Reprodução/Site

O hotel boutique Villa Bahia fica em pleno Pelourinho, no centro histórico de Salvador, bem no Largo do Cruzeiro de São Francisco e a poucos passos da imperdível Igreja de São Francisco e de muitos restaurantes.

Os 17 quartos variam de 19 m² a 40 m² e são decorados com estampas coloridas e tropicais com uso de mobiliário rústico. Os janelões antigos das suítes garantem boa iluminação natural e transformam os apartamentos em camarotes para o Pelourinho.

O hotel ocupa dois casarões históricos do período colonial dos séculos 17 e 18 e conta com terraço, restaurante, pátios internos e uma pequena piscina. Aos que chegam de carro, um estacionamento aberto 24h fica a apenas 150 metros do hotel.

Hotel Villa Bahia: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 16/18 – Pelourinho, Salvador – BA / Tel.: (71) 3322-4271 / Reservas e mais informações pelo site

  • Aram Yamí Hotel

Suíte do Aram Yamí em Salvador
Aram Yamí possui seis suítes a poucos passos dos principais pontos do centro histórico de Salvador / Reprodução/Site

No bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em uma rua de paralelepípedo do centro histórico, o Aram Yamí é um hotel boutique com apenas seis suítes que ocupa uma construção colonial restaurada do século 19. As acomodações são diferentes entre si tanto na decoração quanto no tamanho, em que podem variar de 30 m² a 110 m².

A Top Suíte é a maior delas, que acomoda até quatro pessoas e possui piscina privativa, vistas privilegiadas para a Baía de Todos os Santos e um quarto auxiliar independente. Hóspedes podem curtir ainda a piscina no deque também com vista para o mar e ponto ideal para um belo pôr do sol.

Aram Yamí Hotel: Rua Direita de Santo Antônio, 132 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA / Tel.: (71) 3242-9412 / Reservas e informações via site

  • Casa Di Vina Hotel

Suíte Vinícius de Moraes no hotel Casa Di Vina
Suíte Vinícius de Moraes é onde poeta passava suas noites em Itapuã e que hoje conserva cama original da casa / Reprodução/Site

A casa onde Vinícius de Moraes morou em Itapuã junto de Gessy Gesse nos anos 1970 é hoje um hotel boutique com direito até a memorial do emblemático poeta carioca. São 76 quartos de diferentes categorias que se abrem para vistas para a praia do Farol de Itapuã ou para o jardim da propriedade.

A principal suíte, e a mais procurada para momentos românticos, é justamente a Suíte Vinicius de Moraes, que conta com fotos e objetos originais da época, além de banheira e uma minibiblioteca com as principais obras do artista, muitas delas escritas ali. O quarto conta com cama original e vistas para o mar.

O restaurante do hotel mistura as cozinhas mediterrânea e baiana e fica na varanda da casa do poeta, em que massas, frutos do mar, carnes e até receitas ensinadas por Gessy, como o Frango a Gesse e Vina (frango ao forno revestido com banana da terra) e o drinque Tarde em Itapuã, fazem parte do cardápio.

Casa Di Vina Hotel: Rua Flamengo 44, Farol de Itapuã, Casa de Vinicius de Moraes – Salvador, BA / Tel.: (71) 3285-7339 / Reservas e mais informações via site

  • Tivoli Ecoresort Praia do Forte (Praia do Forte)

Detalhes da piscina do Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Detalhes da piscina do Tivoli Ecoresort Praia do Forte em meio à vegetação verde / Eduardo Moody

A cerca de 80 km de Salvador e 45 minutos do aeroporto da cidade, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte fica nesta que é uma das mais famosas praias do litoral norte baiano e faz bonito na hora de receber famílias.

O resort fica em um terreno de 300 mil m² com 80% de vegetação preservada a cerca de dois quilômetros do centrinho da cidade. São mais de 200 quartos que contam com varandas com redes e vista para os jardins, as piscinas ou para a praia quase deserta logo em frente.

O resort conta com estrutura de praia, com coqueiral a perder de vista e 12 km de areias brancas; quadras esportivas; complexo para crianças com brinquedos e atividades infantis, o  Anantara Spa e uma boa oferta gastronômica, com três restaurantes, dois bares e uma cafeteria.

Além disso, a parceria com o Projeto Tamar e o Instituto Imbassaí promove um contato com animais locais que desenvolvem a consciência dos baixinhos.

Tivoli Ecoresort Praia do Forte: Avenida do Farol – Praia do Forte, Mata de São João – BA / Tel.: (71) 3676-4000 / Reservas e mais informações via site

  • Refúgio da Vila Boutique Hotel & Spa (Praia do Forte)

Refúgio da Vila fica na Praia do Forte, na Bahia
Refúgio da Vila fica na Praia do Forte e faz parte dos Roteiros de Charme / Reprodução/Site/Thiago Sampaio

Com ar acolhedor, a pousada Refúgio da Vila é, de fato, como um refúgio na Praia do Forte. A maioria das suítes tem vista para os jardins e para a piscina, que é o coração da pousada.

A praia fica a apenas cerca de 200 metros do charmoso hotel, que, inclusive, faz parte da associação Roteiros de Charme. O Refúgio conta ainda com restaurante especializado em frutos do mar e culinária regional – o carro-chefe é o “camarão refúgio”, servido no coco verde.

Além de mergulhos no mar e todo clima praiano, o hotel ainda dispõe de bikes para uso externo para os hóspedes.

Refúgio da Vila Boutique Hotel & Spa: Aldeia dos Pescadores – Praia do Forte, Mata de São João – Bahia / Tel.: (71) 3676-0114 / Reservas e mais informações via site

  • Vila dos Orixás Boutique Hotel & Spa (Morro de São Paulo)

Vila dos Orixás, hotel boutique no Morro de São Paulo
Apartamento Master da Vila dos Orixás tem piscina privativa em meio à Praia do Encanto / Reprodução/Instagram

Já em direção ao litoral sul da Bahia, o Morro de São Paulo é um dos destinos mais visados entre os viajantes que procuram por praias no país, em que fica a apenas cerca de 100 km de Salvador. Entre as opções de hospedagem, a Vila dos Orixás é uma das mais sofisticadas e garante experiência pé na areia.

Situada na Praia do Encanto, a última e mais tranquila do vilarejo, praticamente privativa, seus 15 bangalôs são espaçosos e decorados de maneira rústica e elegante. Os da categoria Top estão a poucos metros da praia e contam com piscinas privativas.

Também pé na areia, o Orixás Beach Club é restaurante especializado em frutos do mar pescados na ilha com ambiente acolhedor. O outro restaurante do local é o Sal, aberto no café da manhã e no jantar. Destaques ainda para a piscina e o spa, dois ambientes ideais para relaxar com o barulho do mar a poucos metros de distância. Vale dizer que na mesma praia está o Orixás Residence, conjunto de casas para aluguel para grupos maiores.

Vila dos Orixás Boutique Hotel & Spa: Praia do Encontro, s/n – Gamboa, Cairu – BA / Tel.: (75) 9 9841-7224 (WhatsApp) / Reservas e mais informações via site