Onde se hospedar na linda Cartagena das Índias, na Colômbia

Em casarões coloniais restaurados, hotéis da cidade trazem o charme típico de Cartagena e buscam o equilíbrio entre o passado e o presente em suas estruturas

Ambiente do Casa Alba, em Cartagena
Ambiente do Casa Alba, em Cartagena Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Cartagena, Colômbia

O charme de Cartagena das Índias, na Colômbia, se estende em todas as atividades que a cercam: vai desde seus pontos turísticos, restaurantes, bares e lojas até seu setor hoteleiro, que é claro, está preparado para receber os inúmeros turistas que por ali passam em todas as épocas do ano.

Para quem busca conforto e exclusividade, opções não faltam. Seu centro histórico – ou Cidade Amuralhada – tem o título de Patrimônio Mundial da Unesco e abriga grandes casarões desde o século 16. Restaurados, transformaram-se em hotéis boutiques ao longo das últimas décadas.

Sempre buscando o equilíbrio entre o presente e o passado, os espaços oferecem quartos e suítes que mesclam o estilo colonial com toques modernos, com móveis e objetos feitos artesanalmente. O resultado deste casamento é muito conforto e sofisticação, em um estilo próprio de Cartagena. Não se assuste ao encontrar muitos com poucos quartos à disposição: a proposta é exatamente essa!

Coincidência – ou não – muitos levam ‘casa’ em seus nomes e têm em comum o objetivo de serem verdadeiramente o lar de seus hóspedes durante suas estadias. Piscina, spa e terraço com vista para cidade são itens obrigatórios em quase todos eles.

Abaixo, confira onde se hospedar em Cartagena:

Sofitel Legend Santa Clara

Santa Clara é um dos hotéis mais emblemáticos de toda Cartagena ao carregar história local pelas paredes e corredores / Chris Kewish

Um dos melhores e mais badalados hotéis de Cartagena, o luxuoso Sofitel Legend Santa Clara também é um ícone da cidade, já que ocupa uma construção de 400 anos que começou como convento em 1621.

Dentro da cidade amuralhada, a poucos metros do Baluarte de Santa Clara, o hotel dispõe de 125 quartos e 25 suites. São duas partes principais: um edifício colonial do século 17 que agora abriga restaurantes, bares e algumas suítes, e uma adição de estilo republicano do século 19, onde está a maioria dos quartos.

Enquanto a piscina central oferece mood tropical relaxante, o rooftop é lugar de drinques, aperitivos e música. São dois os restaurantes, o 1621 e o Jardin Santa Clara, que nos servem uma gastronomia pautada em sabores locais e internacionais.

Sofitel Legend Santa Clara: Calle Del Trono 39-29, Bairro San Diego, NA, Cartagena / Telefone: (+57) 605 6504700 / Reservas via site.

Casa San Agustín

Casa San Agustín é um hotel boutique localizado no centro histórico de Cartagena, na Colômbia / Reprodução Facebook

No centro de Cartagena, um edifício de estilo colonial composto por três casas abriga a Casa San Agustín, um dos hotéis boutique da cidade. Restaurado sem perder o autêntico estilo colombiano, o espaço conta com 20 quartos e 11 suítes – com vista para cidade ou para seu jardim interno.

Ele foi reimaginado para manter uma herança colonial, lembrando a rica história da cidade no século 17. Sua estrutura conta com piscina, bar, restaurante, lounge, biblioteca e spa.

O hotel tem ainda uma praia privada localizada na Ilha de Barú, uma área costeira famosa por suas praias de areia branca e águas azul-turquesa. Para este acesso, é necessário consultar a disponibilidade e valores à parte.

Casa San Agustín: Calle de la Universidad, 36 – 44 – Cartagena / Telefone: +57 (605) 681 0000 / Reservas podem ser feitas pelo e-mail reservas@hotelcasasanagustin.com ou pelo site.

Casa Alba

O Hotel Boutique Casa Alba está em uma das primeiras construções de Cartagena, de 1576 / Reprodução Facebook

O Hotel Boutique Casa Alba está localizado em uma das primeiras casas de Cartagena. Construída em 1576, ela pertenceu ao famoso pirata Sir Francis Drake. A luxuosa mansão colonial do século 16 possui 1.000 metros quadrados e foi totalmente restaurada. No pátio central, a piscina, equipada com uma cachoeira, é cercada por palmeiras e um jardim suspenso.

A decoração conta com móveis de design francês e pisos de mármore. Sua estrutura tem ainda um restaurante e um bar à disposição dos hóspedes. São 7 quartos, com 15 camas no total, que acomodam até 30 pessoas. O grupo conta ainda com mais três hotéis luxuosos na cidade, que podem ser conferidos neste link.

Casa Alba: Calle Santos de Piedra 3439, Cartagena / Telefone: +57 (605) 651 2435 / Reservas podem ser feitas pelo telefone ou pelo site.

Charleston Santa Teresa

Em Cartagena, edifício em que está localizado o hotel Charleston Santa Teresa foi construído inicialmente como um convento / Reprodução Facebook

O Luxuoso Charleston Santa Teresa fica em uma construção do século 17 que anteriormente abrigava um convento da cidade. Restaurados, são dois edifícios conectados por 87 quartos e suítes que preservam a arquitetura histórica republicana e colonial de Cartagena, com peças de arte presentes em seus salões e varandas.

A natureza típica da região é vista nos jardins verticais internos, que fazem de seus pátios áreas de descanso dos hóspedes. Sua estrutura conta ainda com piscina externa, spa e três restaurantes de cozinha internacional comandados pelo chef Harry Sasson.

Charleston Santa Teresa: Carrera 3 # 31-23 Centro Histórico, Plaza Santa Teresa, Cartagena / Telefone: + 57 (605) 664949 / Reservas podem ser feitas pelo site.

Casa Heredia Boutique

Em uma casa com apenas cinco acomodações, Hotel Casa Heradia oferece exclusividade aos seus hóspedes / Reprodução Facebook

Com a proposta de ser o lar de seus hóspedes em Cartagena, a Casa Heradia Boutique, hotel By GB Collection, fica no bairro de San Diego e oferece serviço personalizado aos seus clientes. São apenas cinco quartos à disposição.

Uma charmosa piscina e jardim compõem a estrutura do aconchegante local, que oferece um café da manhã feito na hora, com opções locais e internacionais, atendendo também a pedidos especiais de vegetarianos, veganos ou intolerantes a algum tipo de alimento.

Casa Heradia: Calle 7 Infantes #9-73, Centro Histórico, Cartagena / Telefone: (+57) 316-330-2468 / Reservas podem ser feitas pelo e-mail hotelcasaheredia@gmail.com ou pelo site. 

Hotel Boutique Casona del Colegio

Hotel Boutique Casona Del Colegio está localizado no centro histórico de Cartagena, perto de restaurantes, bares e cafés da moda / Site oficial

A pouco minutos da emblemática Catedral de Cartagena, localizada no centro histórico, a Casona Del Colegio destaca que é uma homenagem à Colômbia em forma de hotel de luxo. Em sua estrutura e design sustentáveis, busca capturar forma, cores, cheiros e texturas de todo o país.

São 13 quartos à disposição divididos em sete categorias. Com uma experiência personalizada para cada hóspede, a estrutura do local conta com spa – com serviço de sauna e massagem -, piscina, bar e cafeteria.

Seu restaurante Costa tem pratos inspirados na costa caribenha colombiana. Ele está dividido em três salas: um salão climatizado, um pátio exterior e uma sala reservada para eventos. É lá também em que é servido o café da manhã.

Hotel Boutique Casona del Colegio: Centro, Calle del Colegio Cra. 34-82, Cartagena / Telefone: +57 (5) 6517061 / Reservas podem ser feitas pelo e-mail: reservas@casonadelcolegio.com ou pelo site

Casa La Merced by Mustique

Casa de La Merced passou por uma restauração e modernizou sua estrutura, que conta com nove acomodações / Site oficial

Da cobertura da Casa La Merced é possível avistar o mar e as muralhas de Cartagena. A propriedade tem nove quartos de diferentes categorias distribuídos entre seu segundo e último andares. O hotel passou por uma restauração que foi do clássico colonial ao moderno, adequando-se às necessidades de seus hóspedes. Sua estrutura conta ainda com uma piscina, restaurante e bar.

A casa está localizada a poucos passos do antigo Teatro Heredia, agora Teatro Adolfo Mejía, além de ser próxima a pontos expressivos da cidade, como a Plataforma das Ballestas, o Baluarte de la Merced e a Praça com o mesmo nome, onde se realizou a execução de vários heróis da independência.

Casa La Merced: Calle Don Sancho # 36 – 126, San Diego, Cartagena / Telefone: +57 (316) 562 1752 / Reservas podem ser feitas pelo e-mail:reservas@mustique.co

Casa Diluca Hotel Boutique

Casa DiLuca, no centro de Cartagena, tem vista para pontos turísticos da cidade e oferece exclusivas acomodações / Site Oficial

Mais um hotel boutique pode ser encontrado no coração do centro histórico de Cartagena. O Casa Diluca, entre as ruas coloridas e cheias de cultura e tradição, oferece dois mirantes aos hóspedes, que podem observar ‘de camarote’ o movimento da região turística da cidade.

São 11 quartos com decorações inspiradas no sul da Itália, com um toque do espírito colonial em mobiliários feitos por artesãos colombianos. O luxuoso espaço conta também com duas piscinas – uma delas no rooftop com um bar – e um spa, com sauna e serviço de massagem.

Casa Diluca Hotel Boutique: Carrera 6, 34-37, Cartagena de Indias Bolivar Colombia/Telefone: +57 (311) 805-1458/Reservas podem ser feitas pelo site.

Ananda Hotel Boutique

Construção do século XVI, no centro de Cartagena, abriga hoje o Ananda Boutique Hotel / Site oficial

No Ananda, do grupo Cosmos, os hóspedes encontram 23 acomodações divididas em quatro categorias – alguns quartos possuem jacuzzi e varanda privativas.

A casa colonial do século XVI foi restaurada e traz em suas instalações piscina, banheira com hidromassagem, spa e três terraços com vista para a cidade.

Ela está localizada no centro histórico de Cartagena, a poucos metros do teatro Teatro Adolfo Mejía. O restaurante do local, Vedana, oferece em seu menu uma combinação entre a gastronomia caribenha e a mediterrânea.

Ananda Hotel Boutique: Cra. 5 #36 77, Centro, Cartagena / Telefone: +57 605 6786464 / Reservas podem ser feitas pelo site

Amarla Cartagena Boutique Hotel

Os quartos do hotel Boutique Amarla, em Cartagena, são inspirados em pássaros; na foto, a suíte Tucano, de de 22,5m² / Site oficial

Se você busca um atendimento personalizado e exclusivo, o Amarla Boutique Hotel pode ser uma boa opção para sua estadia. O luxuoso espaço possui apenas sete quartos e concierge 24h.

Com decoração inspirada em pássaros, cada suíte leva o nome de uma espécie, fazendo jus a fama de “Cidade dos Pássaros que Cartagena tem.

O hotel está localizado em uma casa colonial restaurada na cidade velha e traz objetos feitos à mão em seus ambientes, que buscam ser o refúgio de tranquilidade aos seus hóspedes. Sua estrutura conta ainda com piscina ao ar livre, bar e jardim.

Amarla Cartagena Boutique Hotel: Calle Ayos #4 – 29, Centro, Cartagena / Telefone: +57(0)5675 5832 / Reservas podem ser feitas pelo site.

Casa La Cartujita

Fachada da Casa La Cartujita, no bairro San Diego, em Cartagena / Reprodução Facebook

Também com apenas sete acomodações, a Casa La Cartujita se classifica como uma distinta “villa boutique que exala elegância e charme”. A residência histórica em que hoje está localizada originalmente foi estabelecida como a “Casa dos Monges Cartuxos”, no bairro de San Diego.

Reformada, combina o design contemporâneo com a arquitetura colonial antiga e está próxima ao agito de Cartagena, com bares, restaurantes e lojas a poucos metros de distância. Piscina, lounge e terraço com banheira de hidromassagem compõem a estrutura física.

Os hóspedes têm à disposição ainda serviços  que podem ser pagos à parte, como spa dentro do quarto, aulas de ginástica e passeios organizados.

Casa La Cartujita: Calle Curato #38-53, San Diego, Cartagena / Telefone: +57 (605) 6605248 / Reservas podem ser feitas pelo site.

Casa del Azorbispado

Piscina da Casa Del Azorbispado, hotel localizado em Cartagena das Índias desde 2002 / Site oficial

O casarão do século XVII foi restaurado pelo Grupo Del Sol e desde 2002 é um dos mais recomendados hotéis boutique da cidade. O espaço contempla 11 quartos para hospedagem com decoração colonial com detalhes em madeira, uma piscina externa, banheira de hidromassagem, spa e sauna.

O seu café, Época, é aberto ao público em geral. Já o restaurante El Baluarte, do mesmo grupo, oferece gastronomia caribenha, drinques, tapas e um ambiente com música ao vivo. Ele está localizado em um endereço próximo ao hotel e seus hóspedes têm 10% de desconto.

Casa del Azorbispado: Calle del Arzobispado 34-52 130001, Cartagena / Telefone: +57 (317) 5098738 / Reservas podem ser feitas pelo e-mail: reservas@hotelcasadelarzobispado.com.

Hotel Boutique Casa del Coliseo

Construção do XVII no centro histórico de Cartagena abriga o hotel boutique ‘Casa Del Coliseo’ / Site oficial

Em um edifício colonial do século XVII, a Casa Del Coliseo está no centro histórico, a poucos passos da Plaza de Bolívar e da Plaza Santo Domingo.

Restaurada, oferece 12 acomodações divididas quatro categorias, piscina, terraço e salas comerciais. Além de reservas individuais dos quartos, o hotel dá a opção da locação da casa inteira para grupos maiores.

Casa Del Coliseo: Calle del Coliseo #35-23, Cartagena / Telefone: +57 (313) 742 1720 / Reservas podem ser feitas pelo site.

Hotel Casa Lola Deluxe Gallery

Hotel Casa Lola fica localizado no bairro de Getsêmani, na Cidade Velha em Cartagena / Reprodução Instagram

No bairro de Getsemani, na Cidade Velha, o Hotel Casa Lola é composto por dois edifícios, sendo um deles uma típica casa colonial do século XVII e o outro uma construção republicana do final do século XIX. Ambos foram restaurados e modernizados e possuem uma decoração eclética, que combinam antiguidades, arte moderna e objetos étnicos de artesãos do país. São quatro categorias de quarto disponíveis.

O restaurante do local chama Doña Lola e serve comida caribenha, com pratos preparados com ingredientes locais. O hotel também conta piscina e um bar, que fica em um “terraço lounge”, com direito a vista ao pôr do sol.

Hotel Casa Lola Deluxe Gallery: Calle del Guerrero 29 108 / 118, Getsemani, Cartagena / Telefone: +57 (605) 6641 538 / Reservas podem ser feitas pelo e-mail: reservas@casalola.com

Aguamarina Hotel Boutique

Piscina do Aguamarina Hotel, em Cartagena, fica em seu terraço / Site oficial

O Aguamarina Hotel Boutique fica a meio quarteirão da Plaza Santo Domingo, bem próximo ao Parque de Bolívar. Em uma casa colonial, com muitos móveis em madeira, quatro suítes estão à disposição dos hóspedes.

Uma piscina na cobertura e um restaurante fazem parte da estrutura. O café da manhã variado está incluso, mas pratos contemporâneos com influências locais e internacionais estão no menu à la carte para outras ocasiões.

O serviço de spa, com massagens e terapias, pode ser executado tanto nos quartos quanto no terraço, no último andar da propriedade. Os hóspedes também encontram bicicletas de forma gratuita para quem quiser conhecer Cartagena pedalando.

Aguamarina Hotel Boutique: Calle Nuestra Señora del Carmen No. 33-16, Cartagena / Telefone: +57 56640797 / Reservas podem ser feitas pelo site.

Nacar Hotel Cartagena, Curio Collection by Hilton

Um dos quartos do Nacar Hotel, localizado no centro de Cartagena / Reprodução Facebook

O Nacar Hotel está localizado no centro de Cartagena, a menos de 1 km de pontos turísticos famosos como a Torre Do Relógio e a Plaza Santo Domingo.

Em um casa de estilo colonial reformada com duas torres, ele conta com diferentes categorias de quarto – alguns com varanda, com vista ao jardim vertical interno -, restaurante italiano, spa, piscina ao ar livre e bar.

Nacar Hotel: Calle del Curato No. 38 – 99, Cartagena / Telefone: +57 (317) 4348547 reservas podem ser feitas pelo e-mail Reservasnacar@oxohotel.com ou pelo site.

Movich Cartagena de Indias

Piscina do Hotel Movich, em Cartagena, tem vista para a cidade / Reprodução/site

Também no centro histórico de Cartagena, outro hotel boutique oferece uma estadia de luxo aos visitantes da cidade. O Movich conta com diferentes categorias de quartos modernos e equipados, além de estrutura de lazer com piscina externa em um terraço com vista para a cidade. Bar, academia e spa com diferentes tipos de tratamento completam os serviços à disposição. O restaurante Alyzia, localizado dentro da propriedade, é aberto também a não hóspedes, e conta com um menu inspirado na costa mediterrânea com mescla de ingredientes regionais.

O hotel está a cerca de 6km do Aeroporto Internacional Rafael Núñez e próximo a pontos turísticos clássicos da cidade, como a Plaza de la Aduana, Torre do Relógio, o Centro de Convenções e a Plaza Santo Domingo. O grupo conta com mais quatro unidades espalhadas pela Colômbia em: Medellin, Barranquilla, Pereira, Cali e Bogotá.

Movich: Centro Histórico, Calle de Vélez Danies No. 4 – 39. Centro Histórico de Cartagena/Telefone: +57 (601) 482 4466/Reservas podem ser feitas pelo e-mail reservas@movichhotels.com ou pelo site.

Hotel Casa La Factoria By Faranda Boutique

Casa La Factoria, em Cartagena, conta com terraço com vista para cidade, banheira de hidromassagem e bar / Reprodução Facebook

Em meio às casas coloridas do centro de Cartagena está o Hotel La Casa Factoria, membro do Radisson Individuals. O estilo colonial com um toque moderno predomina na construção do século XVI, que foi devidamente restaurada.

São 28 quartos e suítes à disposição, com toques de decoração caribenha. A estrutura conta ainda com spa, pátio interno com piscina interior, jardins, terraço com banheira de hidromassagem e bar – conhecido por seus coquetéis tropicais autorais -, além de vista para a cidade.

O restaurante do hotel, Candelaria, especializado no estilo nikke’, mistura as referências das culinárias japonesas e peruanas. Os hóspedes encontrarão ainda um lobby com mais uma opção de bar, além de sugestões no cardápio do serviço de quarto, disponível entre 10h e 20h.

Hotel La Casa Factoria: Centro, Carrera 3a #36–13 Calle de la Factoría, Cartagena / Telefone: +57 (317) 569 2978 / Reservas podem ser feitas pelo site.

Hotel Casa Don Luis By Faranda Boutique

Recepção da Casa Don Luis is by Faranda Boutique, em Cartagena, na Colômbia / Reprodução Instagram

O hotel Casa Don Luis by Faranda Boutique, também membro do Radisson Individuals, tem pé-direito alto, estilo colonial e decoração contemporânea em seus quartos e suítes. Spa, piscina externa e banheira de hidromassagem com vista para o centro histórico da cidade compõem sua estrutura.

O restaurante do hotel, Don Ignazio, é italiano e oferece massas preparadas na hora em seu menu – é lá também o lugar em que o café da manhã é servido.

O hotel está situado dentro da Cidade Amuralhada, com fácil acesso a pontos turísticos de Cartagena, como a Praça Santo Domingo e o Museu do Ouro.

Hotel Casa Don Luis: Calle del Cuartel Carrera No. 36–16 , Cartagena , 130001 , Colômbia/Telefone:+57 (314) 666 9101/Reservas podem ser feitas pelo site.