De grãos especiais e torrefação artesanal: onde tomar um cafezinho de qualidade em SP

Casas na capital paulista capricham na hora de servir uma das bebidas mais consumidas do país; Fred Sabbag indica cinco endereços que, além do café, também chegam a dar cursos e servir comidinhas bem-feitas

Pexels/Engin Akyurt

Fred Sabbagcolaboração para o Viagem & Gastronomia São Paulo

Creio que muitos aqui já sabem, mas sou advogado de formação e de exercício diário, de modo que, além da gastronomia, minha agenda é composta por inúmeros compromissos que envolvem clientes e parceiros.

E, em tempos de pandemia (que, ao que consta, ainda não terminou efetivamente), para mim, a cultura que prevaleceu é a de cada vez menos fazer reuniões fechadas no escritório para, consequentemente, juntar essas ocasiões com momentos mais prazerosos como um café.

Daí que, desde então, tenho feito cada vez mais reuniões nas diversas cafeterias que existem em São Paulo.

Aqui um alerta: não ficarei discorrendo parágrafos e mais parágrafos sobre torras, aromas, acidez ou métodos. Deixo isso justamente para que vocês possam colher as devidas informações em lugares que indicarei a seguir.

Enfim, no texto de hoje indico cafeterias que, atualmente, são as que mais frequento na capital paulista. Algumas delas, muitas vezes, me atraem também pela comida, mas isso deixo para que vocês provem e cheguem às suas próprias conclusões.

Bom café a todos e espero que, quando possível, adotem a cultura de reuniões menos formais.

Pato Rei

Pato Rei possui variadas opções de cafés para os mais diversos gostos e estilos na Berrini e em Pinheiros / Reprodução/Instagram

Instalado em um ambiente moderno, o Pato Rei possui variadas opções de cafés para os mais diversos estilos, paladares e preparos, além de, muitas vezes, possuir grãos superespeciais (e até raros) disponíveis para consumo.

Possui um ótimo cardápio de comes, muitos deles com inspiração japonesa.

Pato Rei (@patoreisp): Rua Ferreira de Araújo, 353, Pinheiros, São Paulo-SP e Avenida Eng. Luís Carlos Berrini, 1.127, Brooklin, São Paulo-SP / A unidade de Pinheiros fica aberta de terça-feira, quarta-feira, sábado e domingo das 9h às 18h e quinta-feira e sexta-feira das 9h às 22h. A unidade do Brooklin fica aberta de terça-feira a sexta-feira das 9h às 17h e de sábado e domingo das 9h às 18h.

Coffee Lab

Coffee Lab também é escola de baristas e autointitulado “laboratório de sensações” / Reprodução/Instagram

O Coffee Lab nos dá a sensação de estarmos tomando café na casa de um conhecido. Isso se deve não só à locação, mas também em razão de o pedido ser feito na cozinha da cafeteria.

De qualquer forma, trata-se de uma verdadeira escola no assunto, não só porque oferece cursos, mas também porque possui algumas espécies de degustação comparativa no cardápio.

Coffee Lab (@coffeelab_br): Rua Fradique Coutinho, 1.340, Vila Madalena, São Paulo-SP / Tel.: (11) 3375-7400 / Aberto diariamente das 9h às 18h.

Perseu Coffee House

Além de grãos especiais, Perseu Coffee House também conta com elaborado cardápio de comidas / Divulgação

O Perseu Coffee House fica no térreo de um moderno prédio no Jardins, próximo à Avenida Paulista, e conta com um lindo salão principal e um espaço aberto e arejado.

Em variados preparos, os grãos especiais e a torrefação artesanal são um atrativo – além do bem-elaborado cardápio de comidas.

Perseu Coffee House (@perseucoffeehouse): Alameda Santos, 2.159, Cerqueira César, São Paulo-SP / Tel.: (11) 3081-3003 / Aberto diariamente, das 8h às 23h.

Santo Grão

Santo Grão é pioneiro em “subir a régua” na qualidade do serviço de cafés / Reprodução/Instagram

Se não me falha a memória, a Santo Grão foi uma das primeiras casas em São Paulo a se preocupar em “subir a régua” no serviço da bebida mais popular do nosso país.

Aliado ao pioneirismo está o conhecimento que é passado em cursos no local e ao diversificado cardápio.

Santo Grão (@santograo): Rua Oscar Freire, 413, Jardim Paulista, São Paulo-SP / Tel.: (11) 3062-9294 / Aberto diariamente das 8h à 0h / Possui outras unidades.

Cafézinn

Cafézinn tem amplo espaço aberto e serve inúmeros cafés especiais / Divulgação

O Cafézinn é outro local que te remete a um café na casa de alguém, especialmente para quem senta no espaço aberto que lembra um jardim.

O cardápio, composto por inúmeros cafés especiais, contém também opções para café da manhã, brunch e refeições nutritivas.

Cafézinn (@ocafezinn): Rua Haddock Lobo, 1.574, Cerqueira César, São Paulo-SP / Tel.: (11) 93249-1268 / Aberto diariamente das 8h às 20h / Possui unidade também no Shopping Iguatemi. 

Sobre Fred Sabbag

Fred Sabbag
O advogado e entusiasta gastronômico Fred Sabbag, que conta com milhares de seguidores no Instagram / acervo pessoal

Fred Sabbag é advogado por profissão, mas, no tempo livre, nada de processos ou trâmites judiciais: uma de suas maiores paixões é frequentar bares e restaurantes. O hábito rendeu-lhe inúmeros seguidores no Instagram (@fredsabbag) e o tornou um personagem importante da gastronomia em São Paulo.

*Os textos publicados pelos Insiders não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.