Palawan: o paraíso das Filipinas com belas paisagens e uma cerveja especial

Ilha é sede da primeira cervejaria artesanal feita só por mulheres no país. Planeta CNN deste domingo (26), traz os detalhes, e vai ao ar às 19h15

Palawan, ilha considerada Patrimônio Mundial da Unesco
Palawan, ilha considerada Patrimônio Mundial da Unesco CNNi

Da CNN

Um kit caseiro de produção de cerveja. Esse era o item mais valioso que a filipina Ayah Javier carregava na volta para casa, depois de viver por anos em San Diego, nos Estados Unidos. Foi observando a febre de cervejarias artesanais na Califórnia que ela decidiu se aventurar nesse novo mercado, ainda hoje, majoritariamente masculino. 

É assim que começa a história da Cervejaria Palaweño, a primeira comandada só por mulheres nas Filipinas. O nome da marca vem da ilha de Palawan, considerada Patrimônio Mundial da Unesco, e em cuja capital fica a fábrica da Palaweño. 

Todo o processo de fabricação é artesanal: desde a produção da bebida em si até a colocação dos rótulos e vedação das garrafas. O lúpulo é utilizado junto com especiarias locais, e a pureza da água, segundo Ayah Javier, é o que dá um caráter único às cervejas dali. 

“Tentamos incorporar elementos de Palawan como o mel daqui – temos três tipos de mel em Palawan. Quanto às frutas, temos duas cervejas sazonais: uma cream ale de coco, pois temos bastante coco aqui, e uma IPA de manga no verão”, conta a mestre cervejeira. 

“Das pessoas que vêm passar férias aqui, a maior parte vem do outro lado do mundo porque sabem que fomos eleitos a maior ilha do mundo. Então, quando fazemos nossas cervejas, queremos que elas reflitam a essência da Ilha de Palawan”, diz Ayah.