Paraná ganha rota de vinho com 60 propriedades em 30 municípios

Abrangendo desde Curitiba até o Oeste e o Sudoeste do estado, Rota Uva & Vinho quer o fortalecer turismo rural e a vitivinicultura regional

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Compartilhar matéria

O Paraná ganhou uma rota turística centrada no enoturismo que abrange mais de 30 municípios do estado. A Rota Uva & Vinho Paraná foi lançada nesta semana e reúne 60 propriedades, vinhedos e vinícolas espalhados desde a Região Metropolitana de Curitiba até o Oeste e o Sudoeste do estado.

Os empreendimentos foram organizados em um mapa digital que dispõe de informações históricas e regionais. Várias vinícolas e vinhedos oferecem atividades aos visitantes, como programas “colha e pague”, vindimas e degustações guiadas.

O objetivo é fortalecer o turismo rural, a vitivinicultura e a economia regional, além de impulsionar o enoturismo como produto turístico que coloque o Paraná no radar do vinho nacional.

A iniciativa é do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), coordenada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). As propriedades inscritas já receberam certificados de participação, entregues após validação técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).

A organização do roteiro envolve ainda a Associação dos Vitivinicultores do Paraná (Vinopar).

A rota também faz uma convergência entre turismo de negócios e lazer, aumentando o tempo de permanência do turista, principalmente em cidades como Curitiba, gerando mais renda para o setor. Além da capital, empreendimentos da rota estão presentes em São José dos Pinhais, Morretes, Ponta Grossa e Guarapuava, por exemplo.

Propriedades e cidades

Dentro de Curitiba, a Vinícola Durigan é uma das propriedades participantes da rota. Fica no bairro de Santa Felicidade e vende vinhos, sucos, geleias e queijos.

Nos arredores da capital, a Cave Colinas de Pedra também faz parte do roteiro. Ela fica em Piraquara e funciona em um antigo túnel de trem, onde são servidos almoços e ofertadas visitas guiadas e degustações.

A Vinícola Araucária é outro dos destaques. Localizada em São José dos Pinhais, a vinícola é produtora do Angustifólia Cabernet Sauvignon 2020, eleito um dos melhores vinhos do Paraná na 10ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil, divulgada no ano passado. O endereço reúne hotel, restaurante e experiências em torno do vinho. 

A Vinícola Bertoletti faz parte da rota e fica em Bituruna, conhecida como a "Capital do Vinho" do Paraná. A cidade tem Indicação de Procedência (IP) que abrange a produção de vinhos tintos e brancos, com destaque para a uva Casca Dura.

Neste momento, os municípios participantes da Rota Uva & Vinho são:

  • Apucarana
  • Araucária
  • Bituruna
  • Boa Ventura de São Roque
  • Campo Largo
  • Chopinzinho
  • Colombo
  • Cruz Machado
  • Curitiba
  • Francisco Beltrão
  • Guamiranga
  • Guarapuava
  • Inácio Martins
  • Itapejara D'Oeste
  • Lapa
  • Marialva
  • Mariópolis
  • Mato Rico
  • Morretes
  • Piên
  • Pinhão
  • Piraquara
  • Ponta Grossa
  • Quatro Barras
  • Reserva do Iguaçu
  • Rio Negro
  • Rosário do Ivaí
  • Santa Tereza do Oeste
  • Santo Antônio do Sudoeste
  • São José dos Pinhais
  • União da Vitória

O mapa digital está disponível no site. Confira também o mapa temático do projeto com direito a QR Code.

Hoje, cerca de 154 municípios do Paraná são produtores de uva, segundo o governo do estado. Em 2024, o Valor Bruto de Produção (VBP) da uva no território foi de R$ 323 milhões, totalizando 45,8 mil toneladas.

A cidade que mais produziu em 2024 foi Marialva, no Noroeste do estado, com um VBP de R$ 94,9 milhões e uma produção de mais de 11 mil toneladas.

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais