Parque temático do Sítio do Picapau Amarelo será inaugurado em Atibaia em 2025
"Não são brinquedos bobos, só para divertir e causar emoção, mas são estações de aprendizado", adiantou Cleo Monteiro Lobato, bisneta do autor da obra
-
1 de 4
Atibaia, no interior de São Paulo, ganhará um parque temático do Sítio do Picapau Amarelo • Divulgação
-
2 de 4
A previsão é de que o local comece a operar e abra vendas a partir de novembro, mas a inauguração oficial para o público deve ocorrer em janeiro de 2025 • Divulgação
-
3 de 4
Com mais de 25 mil m², o parque ficará dentro da área do Eldorado Eco Resort e oferece diversas atrações • Divulgação
-
-
4 de 4
Dentre as atrações, o Casarão da Dona Benta, o Labirinto do Minotauro, a Gruta da Cuca e mais • Divulgação
A cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, ganhará um parque temático do Sítio do Picapau Amarelo, do universo do escritor Monteiro Lobato. A previsão é de que o local comece a operar e abra as vendas de ingressos a partir de novembro, mas os valores ainda serão anunciados. A inauguração oficial para o público deve ocorrer em janeiro de 2025.
Com mais de 25 mil m², o parque ficará na dentro da área do Eldorado Eco Resort. A proposta do espaço é educar enquanto entretém crianças com atividades e atrações e, por isso, será aberto para escolas durante os dias da semana e para famílias nos fins de semana, feriados e também nos dias úteis.
Dividido em estações, cada área do parque representará cenários e histórias ao redor do universo de Monteiro Lobato. Como, por exemplo, o Casarão da Dona Benta, o Labirinto do Minotauro, a Gruta da Cuca, o Restaurante da Tia Nastácia, o Laboratório das Invencionices. Ainda, haverá uma exposição dedicada à obra do autor.
Cleo Monteiro Lobato, historiadora e bisneta do autor, contou à CNN Viagem&Gastronomia que os organizadores do projeto também prezam pelo conteúdo educacional das estações. Com acompanhamento de pedagogos, há a preocupação de seguir os princípios de Monteiro Lobato e criar crianças pensantes.
“Não são brinquedos bobos, só para divertir e causar emoção, mas são estações de aprendizado — e isso é muito legal. As estações dos personagens são divertidas e têm conteúdo educativo”, adiantou ela sobre o parque.
Além de atrações interativas, o parque temático do Sítio do Picapau Amarelo também oferecerá shows ao vivo no teatro Reino das Águas Claras, restaurante e lojinhas.
O espaço será operado pelo Grupo Forma, empresa especializada em turismo estudantil, após um acordo de licenciamento com Organizações Globo e família Monteiro Lobato.
“É muito gratificante vermos o projeto, que começou com um sonho três anos atrás, se materializar”, diz Renato Costa, fundador do Grupo Forma.
“Estamos trabalhando arduamente para entregar à sociedade um parque que valoriza a cultura brasileira e a obra de Monteiro Lobato e proporciona uma imersão educativa e divertida para todas as famílias”, completa.
Sítio do Picapau Amarelo: R. Gennaro Ricco – Jardim Bogotá, Atibaia-SP