Pousada, fazenda e glamping: onde ficar na Chapada dos Veadeiros

Cercadas pelo Cerrado, hospedagens inserem os hóspedes no ambiente natural ao mesmo tempo que os ajudam a relaxar após banhos de cachoeiras e caminhadas

Daniela Filomeno no Glamping Chapada dos Veadeiros, que oferece domos com vistas para o Parque da Chapada
Daniela Filomeno no Glamping Chapada dos Veadeiros, que oferece domos com vistas para o Parque da Chapada CNN Viagem & Gastronomia

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Chapada dos Veadeiros, Goiás

Calmaria, desconexão e contato com a natureza podem definir bem uma estadia na Chapada dos Veadeiros, paraíso no centro do Brasil que revela joias naturais e gastronômicas. Cercadas pelo Cerrado, as acomodações inserem os hóspedes no ambiente natural ao mesmo tempo que os ajudam a relaxar após um dia intenso de cachoeiras e caminhadas.

E é o município de Alto Paraíso de Goiás que oferece mais estrutura aos viajantes que chegam pela área para se maravilhar com os encantos da Chapada. Um leque de pousadas e casas para aluguel dos mais variados tipos, localizações, decorações e preços estão disponíveis pelas redondezas.

A seguir, de fazenda luxuosa a pousada, confira propriedades para se hospedar na Chapada dos Veadeiros: 

Fazenda Shanti

Acordar com os sons da natureza enquanto o Rio São Miguel corre logo ao lado do deque com vista para as montanhas é apenas um dos luxos vividos na Fazenda Shanti, hospedagem de alto padrão em Alto Paraíso de Goiás. Voltada para grupos de 14 a 22 pessoas, a fazenda recebe os hóspedes em 10 chalés elegantes de 60 m² integrados ao Cerrado.

De pegada moderna e com uso de madeiras e cores amenas, a Shanti é um convite para relaxar e desconectar ao lado de amigos e familiares em plena Chapada. Rodeado por uma rica mata ciliar, o local é acessado apenas por carros 4×4 e passarelas suspensas que ligam os cômodos garantem um menor impacto no terreno.

Entre as comodidades, a fazenda possui grande piscina, deque com vista, praia de rio privativa, academia e trilhas internas. Massagens e terapias podem ser feitas à parte no spa do local, assim como é possível marcar aulas de yoga e meditação no deque, solicitar roteiros alternativos com guias locais e organizar noites de música na oca da casa.

O pacote de hospedagem inclui todas as refeições, do café da manhã ao jantar e aperitivos, já que uma equipe dedicada cuida das preferências de forma personalizada. Após jantares com produtos diretamente do Cerrado, basta procurar um cantinho do lado de fora para apreciar as noites estreladas.

Com tanto aconchego e sofisticação é difícil querer sair da propriedade, mas vale dizer que o Vale da Lua, um dos cartões-postais da Chapada, fica a poucos quilômetros da fazenda.

Fazenda Shanti: Alto Paraíso de Goiás, Goiás – Brasil / Reservas via WhatsApp: (61) 98118-1433 / Mais informações via site.

Hidden Treasure – Glamping Chapada dos Veadeiros

Imagine uma hospedagem sustentável em formato de domos que tem o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros como quintal. Assim é o Glamping Chapada dos Veadeiros, que dispõe de quatro domos com deques que garantem vistas privilegiadas para a Chapada e pores do sol de cores quentes.

Além do lounge comum aos hóspedes, os quatro quartos, chamados também de pods, são acessados por um caminho suspenso de madeira, o que ajuda a atenuar os impactos humanos. Cada um acomoda até três pessoas e são equipados com ar-condicionado, aquecedor, máquina de café e chuveiro de água quente – um dos domos possui até banheira com vistas diretas para a Chapada.

O glamping dispõe também de concierge, em que passeios sob medida são desenhados para diferentes tipos de turistas. Se trilhas e cachoeiras são aproveitadas durante o dia, é no cair da noite que o glamping te espera com um jantar com ingredientes de produtores do entorno, como pão de baixa fermentação e frutas do Cerrado.

Vale dizer que o glamping não tem marcação de localização: só se recebe o endereço após a confirmação da reserva. O foco é garantir um contato íntimo com a região de maneira a respeitar suas tradições, cultura e mistérios. Uma vez aqui, basta admirar um dos céus mais estrelados do Brasil diretamente da cama e ver o sol nascer com a Morro da Baleia ao fundo.

Hidden Treasure – Glamping Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso de Goiás, Goiás – Brasil / WhatsApp: (62) 9692-6529 / Mais informações via site

Pousada Inácia

A Pousada Inácia cumpre o desejo de ficar em uma casa na fazenda com bom serviço e decoração rústica repleta de obras de arte e móveis de antiquário.

Entregando conforto aos hóspedes, o local conta com uma dezena de quartos com varandas voltadas para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, como para o Morro da Baleia.

Além de piscina, área de meditação, quadras e parquinho, o terreno em que está a pousada é agraciado com duas quedas d’água exclusivamente acessadas pelos hóspedes em curtas caminhadas – uma trilha também pode ser percorrida na área.

Para além das acomodações e aconchego, o local conta com um restaurante aberto também a não-hóspedes, o L’ Alcofa, que aplica uma cozinha diversa pautada sob o fundamento de carnes, aves, peixes e massas. O chef tem base italiana e executa receitas com sabores, aromas e uso de ingredientes do Cerrado. A adega também é bem elogiada e uma das mais completas da região.

Pousada Inácia: Rodovia GO-118 KM 159, Fazenda Almecegas, Alto Paraíso de Goiás – Goiás, Brasil / WhatsApp: (61) 3328-9464 / Reservas via WhatsApp / Mais informações via Instagram

Bônus


Para além das acomodações acima, Alto Paraíso de Goiás, a principal base da Chapada dos Veadeiros, conta com um leque de pousadas, guest houses e casas para aluguel de curta temporada.

Entre as opções há a Pousada Meu Talento, a cerca de 500 metros da rua principal da cidade, equipada com jardim, piscina aquecida, redário e ampla varanda para café da manhã. As suítes tem toques modernos e, além de varanda, podem ter até hidromassagem.

Entre as guest houses há a WoodStock Vale Verde, que suporta até 23 hóspedes (fechada para grupos) em 10 suítes, as quais possuem varandas com vistas para entorno. O café da manhã é incluso nas diárias e a casa disponibiliza bikes para os hóspedes, já que fica a cerca de 15 km de Alto Paraíso.

Na seara das casas de aluguel há por exemplo a Casa Alta Chapada, que fica a cinco minutos de carro do centro da cidade e recebe os visitantes em um lote com vegetação nativa. A casa de tons amenos e moderna acomoda quatro pessoas, tem cozinha, jacuzzi e vistas privilegiadas para o entorno. A menos de 300 metros há ainda um anexo que pode ser alugado em conjunto ou separadamente em meio a um jardim lúdico e sensorial.