Rio de Janeiro em alta: prefeitura prevê turismo aquecido no verão de 2026
Praias, grandes eventos e gastronomia estão entre os destaques da capital fluminense

Depois de um verão agitado em 2025, a Prefeitura do Rio de Janeiro projeta crescimento no turismo em 2026, repetindo os resultados positivos deste ano. As atividades ligadas ao lazer, à cultura e às praias cariocas chamam a atenção do público nacional e internacional.
A cidade arrecadou R$ 142,6 milhões em impostos provenientes de turismo e eventos entre 21 de dezembro de 2024 e 20 de março de 2025, o que representou um crescimento de 17,7% em relação ao verão anterior. Se o ritmo for mantido, a arrecadação da próxima temporada poderá alcançar R$ 164,3 milhões.
No verão de 2025, o Rio de Janeiro recebeu cinco milhões de visitantes, sendo 918,5 mil estrangeiros e 4,1 milhões brasileiros. A visita de turistas internacionais cresceu 35,6% nesse período e de nacionais, 10,3%, segundo o Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Turismo.
Se a tendência continuar, o Rio de Janeiro pode receber 5,7 milhões de turistas no verão de 2026, sendo 1,2 milhão de visitantes internacionais e 4,5 milhões de nacionais.
Recorde de turistas estrangeiros
A Cidade Maravilhosa é a principal vitrine do estado do Rio, que tem se consolidado como um importante destino turístico no Hemisfério Sul. Dados da Embratur em conjunto com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal mostram que o estado do Rio de Janeiro bateu recorde de entrada de turistas estrangeiros nos 10 primeiros meses deste ano, com mais de 1,7 milhão de visitantes internacionais, um aumento de 49% em comparação ao ano passado.
Como principal porta de entrada para o Rio, vale lembrar que a capital do estado está entre os 25 melhores destinos do mundo para visitar em 2026, segundo a National Geographic.
A publicação destacou o Belmond Copacabana Palace, que ampliará os quartos e terá um novo spa após reformas, e uma nova edição do megaevento Todo Mundo no Rio, que atrai milhões de pessoas para a Praia de Copacabana.
Entram na conta ainda uma nova trilha para caminhadas até o Cristo Redentor e a cena gastronômica da cidade, com destaque para os restaurantes estrelados pelo Guia Michelin - neste ano, o Casa 201 e o Oseille ganharam a primeira estrela.


