Vila Figo: novo refúgio de Trancoso traduz luxo despretensioso do Quadrado

Com apenas oito suítes, hotel boutique ocupa endereço privilegiado ao lado da igrejinha, combinando clima de casa, serviço personalizado e restaurante com vista para o mar

Saulo Tafarelo, do Viagem & Gastronomia
Compartilhar matéria

Dizer que a Vila Figo é vizinha da Igreja do Quadrado chega a ser uma modéstia. Tão poucos passos separam uma da outra que os ouvidos mais atentos escutam a missa de domingo sem mesmo sair da mesa do café da manhã. Vez ou outra, até o padre aparece por ali para tomar o desjejum.

Com uma localização privilegiadíssima, o hotel boutique acaba de abrir as portas em Trancoso, um dos destinos mais frequentados pelo jet set paulista e internacional na Bahia. Com apenas oito quartos, todos amplos, com a decoração rústica-chique que o destino pede, a hospedagem ocupa o último terreno do Quadrado, à esquerda da igrejinha, o cartão-postal do pedaço.

Nos fundos do terreno de 10 mil m², o restaurante Doma tem uma vista de camarote para os tons azul-turquesa e verde-esmeralda das águas do sul da Bahia, um diferencial e tanto dentro da área tombada do Quadrado. Sem paredes, ali são servidos café da manhã e jantar - há planos para, em breve, o restaurante abrir também para almoços.

Inaugurada oficialmente em dezembro passado, a Vila Figo ocupa o que foi por anos a Pousada do Jacaré, antigo hot spot dos frequentadores “das antigas” do vilarejo. Revitalizada, a hospedagem tem certas peculiaridades. Por conta do tamanho, disponibiliza todos os serviços e comodidades de um hotel, mas com a privacidade e aconchego que só uma casa proporciona.

Até o momento, grande parte das reservas tem sido feita por grupos, seja de famílias ou de amigos, que praticamente fecham o hotel e desfrutam de um paraíso particular. Foi apenas há poucas semanas que um dos quartos passou a ser disponibilizado em plataformas digitais.

O caráter intimista da hospedagem se traduz em um serviço não só personalizado, mas próximo, com experiências e roteiros desenhados sob medida. É possível reservar uma mesa de frente para o mar nos beach clubs mais badalados da área ou agendar desde ioga ao redor da piscina e até aula de cerâmica com instrutoras locais, que vivem Trancoso em sua essência.

Luxo descalço

As suítes são recheadas de uma estética minimalista e acolhedora, onde o branco e os tons terrosos dividem espaço com madeira e vasos artesanais de cerâmica. O pé-direito alto com vigas aparentes reforça a atmosfera arejada. O charme se estende ao banheiro, que convida a banhos relaxantes.

Na maioria das acomodações, as portas de vidro se abrem para um terraço privativo voltado para a vegetação, fazendo com que a natureza seja uma extensão do quarto.

Com 50 m² cada, as acomodações se distribuem entre um casarão central e duas “casinhas” separadas. Apenas uma delas não tem vista para o mar, mas sobra o charme que permeia toda a propriedade.

As áreas comuns se esparramam em uma combinação de areia e gramado, onde o chinelo é o nosso melhor amigo. Academia, salinha de massagem, sauna a vapor e uma “cold plunge”, banheira para imersão em água fria, dividem espaço em uma estrutura contemporânea que não compete com o casario original.

A pequena piscina rodeada pelo verde é ideal para conversas despretensiosas, melhor acompanhadas de um baldinho com vinho branco e por uma trilha sonora que mistura MPB e bossa nova.

Fogo, terra e mar

Na gastronomia, o restaurante Doma aposta em uma cozinha de parrilla que se apoia no trio fogo, mar e terra, aberto para jantares e recebendo não hóspedes. Entre as entradinhas, destaque para a croqueta de atum e o crudo de atum com cubos de abacate. A pesca do dia ganha a brasa e cortes como ancho black angus e denver steak também estão no menu. A moqueca não poderia faltar: aromática, chega acompanhada de arroz de coco, pirão e farofa de dendê.

Nos copos, há tanto drinques clássicos, como as indispensáveis caipirinhas, quanto criações autorais, exemplo do Flor da Bahia, com chá de hibisco, shrub de morango, vodca e saquê, e do Jardim Esmeralda, que combina uva verde, hortelã, manjericão e capim-santo.

A refeição fica ainda mais saborosa com o mar lá embaixo, que lembra que o Quadrado fica na beira de uma falésia, em um terreno mais elevado em relação à costa. A Praia dos Nativos, por exemplo, fica a menos de 10 minutinhos de caminhada.

O restaurante também se beneficia da intensa agenda de casamentos de Trancoso, já que os noivos disputam quase a tapa uma data e um horário na igrejinha. Segundo o Padre Marconi Ramos da Silva, responsável pela Paróquia São João Batista, nome de batismo da igreja, o local recebe entre 100 e 180 casamentos por ano. As cerimônias - e todo o universo matrimonial, como as recepções de pré-wedding - ajudam a movimentar o destino na baixa temporada, principalmente entre maio e setembro. Com origens nos séculos XVII e XVIII, a igrejinha tem 160 lugares e uma agenda lotada até 2029.

História de amor em Trancoso

A Vila Figo é fruto da relação do empresário mineiro Felipe Tiradentes com Trancoso. Frequentador do vilarejo há duas décadas, ele celebrou, há 13 anos, o casamento com Laís Tiradentes no gramado do hotel. Hoje, ela é responsável pelo branding e design de interiores da Vila Figo.

Empreendedor por trás de diferentes operações no distrito baiano, ele já tinha certa intimidade com a comunidade e com a família dona do terreno onde funcionava a Pousada do Jacaré. Do flerte, a negociação passou ao namoro e o relacionamento se concretizou no ano passado. Veio a remodelação e, assim, nasceu a Vila Figo.

Felipe também está à frente do restaurante Flô, a poucos passos da Vila Figo, da Casa Flô, casa de locação também no Quadrado, e do Praia Flô, beach club que funciona durante a alta temporada. Ali, sob ombrelones e ao som de DJs, o cardápio privilegia frutos do mar, lagostas e ingredientes locais, como a burrata produzida com leite de búfala da região. O nome é uma homenagem a Flô, personagem do Quadrado e figura querida entre os moradores.

O empresário diz ter vivido alguns dos melhores momentos de sua vida em Trancoso. É fácil entender: à tarde, grupos jogam futebol no campinho em frente à igreja, enquanto casais apaixonados recebem as bênçãos após o “sim”. Crianças correm soltas pelo gramado e, quando a noite chega, as lojinhas — muitas de grife — ganham uma iluminação especial. O sentimento é de sossego e segurança.

Em condições normais, a chegada em Trancoso demora cerca de 1h30 a partir do aeroporto de Porto Seguro. Carros só entram no Quadrado das 7h às 10h. Fora desses horários, o desembarque de viajantes é feito antes, na área da feirinha. Para uma programação fora do Quadrado, como refeições especiais e atividades nas redondezas, a Vila Figo pode agendar táxis aos hóspedes - as distâncias enganam e a estrada também.

É quase um consenso que a Bahia tem o poder de elevar o astral de qualquer um. Na Vila Figo, a sofisticação também se revela no cuidado com as pessoas e nas relações genuínas. A verdadeira hotelaria de luxo mora aí.

Vila Figo
Quadrado de Trancoso, ao lado da Igrejinha; Praça São João Batista, 9 - Trancoso, Porto Seguro - BA, 45818-000 / Diárias entre R$ 2,5 mil e R$ 4,5 mil na baixa temporada para casal, com café da manhã / Tel.: (73) 99942-2813 / Mais informações e reservas no site.

*O jornalista viajou para Trancoso a convite da Vila Figo.

 

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais