Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carros da Peugeot ganham ChatGPT integrado na multimídia

    Inteligência artificial poderá ser acionada por comando de voz; recurso estará disponível na Europa inicialmente

    Multimídia de carros da Peugeot terá inteligência artificial nativa
    Multimídia de carros da Peugeot terá inteligência artificial nativa Divulgação

    Thiago Venturacolaboração para o CNN Brasil Business

    A Peugeot anunciou uma expansão do uso de inteligência artificial (IA) em seus modelos. Essa tecnologia já é utilizada pela indústria automotiva em vários processos de desenvolvimento e está cada vez mais próxima do usuário final. A marca francesa decidiu oferecer agora o ChatGPT nativo em toda a sua gama na Europa e em outros mercados.

    A IA foi desenvolvida pela OpenAI e pode realizar várias tarefas de acordo com o prompt solicitado. A Peugeot utilizou o recurso na multimídia do carro em um projeto piloto com a participação de mais de 10 mil clientes. Agora, a marca vai usar o recurso em todos os modelos equipados com comando de voz, um dos sistemas que fazem parte do i-Cockpit.

    Através do comando “Ok, Peugeot” o motorista pode acionar o sistema. Com o ChatGPT, os usuários poderão fazer perguntas e receber respostas detalhadas e precisas. A Peugeot afirma que testou vários dados afim de fornecer informações corretas.

    Entre as possibilidades de uso, o cliente pode consultar informações sobre lugares e atividades. Por exemplo, ao chegar a uma nova cidade, o motorista pode pedir dicas de pontos de interesse locais, aprender sobre a história desses lugares e até mesmo obter orientação para chegar a um deles usando o sistema de navegação do carro. O ChatGPT nativo pode ainda fornecer atividades divertidas para crianças como jogos e quizzes.

    De acordo com a Peugeot, o ChatGPT estará nos novos novos 208, 2008, 308, 308 SW, 408, 508 e 508 SW, além de carros comerciais leves como Rifter, Traveller, Partner e Expert. Os novos 3008 e 5008 receberão a atualização no final do ano.

    A tecnologia será lançada em 17 mercados europeus, cobrindo 12 idiomas diferentes, começando pelos principais mercados como Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido. Outros países, incluindo Dinamarca, Irlanda, Noruega, Suécia, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Polônia e República Tcheca, seguirão até o final de julho.

    O ChatGPT será implantado para  clientes existentes via atualizações over-the-air, eliminando a necessidade de visitas a concessionárias. Mas para isso, os proprietários devem possui de série o pacote Connect Plus ou obter um recurso sob demanda.

    Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Dos modelos citados, os novos 208 e 2008 chegam ainda neste 2024 no país. A nova geração do Peugeot 3008 deve desembarcar no próximo ano.

    Ferrari investe R$ 1,19 bi em nova fábrica para veículos elétricos