CNH sem autoescolas: Formação de motoristas precisa mudar, diz especialista

Carlos Augusto Elias afirmou, em entrevista ao Agora CNN, que a não obrigatoriedade de autoescolas pode trazer insegurança e defende que formação de condutores seja reformulada, com foco em convívio social e empatia no trânsito

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A proposta do governo de suspender a obrigatoriedade das autoescolas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem gerado debates sobre segurança e formação de condutores. Em entrevista ao Agora CNN, o especialista em segurança no trânsito Carlos Augusto Elias manifestou preocupação com a medida, que visa tornar o processo menos burocrático e mais acessível.

Segundo Elias, a autoescola é atualmente o único espaço institucional onde se trabalha a educação para o trânsito. Embora reconheça que o sistema atual precisa de aprimoramentos, o especialista alerta que a eliminação da obrigatoriedade pode trazer consequências negativas para a segurança viária.

Para o especialista, a formação de condutores precisa ir além dos aspectos técnicos, como manobras e regras de trânsito. "O trânsito é um espaço de convívio social, onde precisamos agir com empatia e pensar coletivamente", argumenta Elias, defendendo uma reformulação do processo de formação que priorize aspectos comportamentais e éticos.

Alternativas para redução de custos

O especialista destaca que existem outras formas de tornar o processo mais acessível, como a revisão das taxas estaduais e o uso de recursos provenientes de multas de trânsito para auxiliar pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico, possibilidade já prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde agosto.

Elias também critica a falta de discussão ampla sobre o tema, ressaltando que a proposta não passou pela análise das câmaras temáticas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), procedimento comum em mudanças significativas na legislação de trânsito.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.