Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Honda revela detalhes da XR 300L Tornado com surpresa no chassi

    Fabricante japonesa aposta na vocação mista do novo modelo; preço é inferior ao da XRE 300 Sahara, da qual a Tornado herda o motor refrigerado a ar

    Nova Honda XR 300L Tornado será oferecida apenas com a combinação de cores em vermelho e branco
    Nova Honda XR 300L Tornado será oferecida apenas com a combinação de cores em vermelho e branco Honda/Divulgação

    Rodrigo Ginicolaboração para a CNN

    Depois de apresentar pela primeira vez a XR 300L Tornado no Festival Interlagos, em junho, a Honda lançou oficialmente a motocicleta nesta quarta-feira (10). O veículo traz de volta um nome lendário da marca no Brasil. A marca japonesa revelou os detalhes de seu produto que, embora de uso misto, traz uma vocação off-road mais acentuada, não apenas no visual.

    Quem imaginou que a Honda Tornado seria uma versão da XRE 300 Sahara modificada em detalhes se surpreendeu com a confirmação de que o chassi (berço semiduplo em aço), na verdade, é o da CRF 250F — um modelo de lazer que não pode ser emplacado e destina-se a caminhos mais acidentados, além de ser presença constante em competições de enduro, rally e motocross.

     

    Com isso, a marca objetiva garantir maior robustez do conjunto em condições fora de estrada.

    O mesmo acontece com as suspensões — a dianteira é um garfo telescópico com tubos de 41 mm e curso de 250 mm, enquanto a traseira traz o sistema Pro-Link com o monoamortecedor regulável em sete posições e 227 mm de curso.

    As rodas (aro 21 na dianteira e 18 na traseira) também reforçam a vocação da nova Tornado para pisos irregulares. Ela chega equipada com os pneus mistos Metzeler Karoo Street.

    Os freios a disco com pinça de duplo pistão na dianteira (256 mm de diâmetro) e pistão simples na traseira (220 mm), com ABS, se encarregam de parar o conjunto, com 143 kg de peso a seco.

    O motor é o mesmo da Sahara: o monocilíndrico SOHC refrigerado a ar de 293,5 cm³, com potência máxima de 24,8 cv quando abastecido com etanol, e 24,3 cv com gasolina. O torque máximo de 2,74 kgfm privilegia a entrega da potência em baixas rotações.

    Inicialmente a XR 300L Tornado será oferecida apenas com a combinação de cores em vermelho e branco. O preço-base sugerido (referência para a cidade de São Paulo, sem frete ou seguro) é de R$ 27.690. Como comparação, a XRE 300 Sahara é oferecida por R$ 28.650 nas mesmas condições.