Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Yamaha Ténéré e Honda Tornado estão de volta em novas versões

    Motos on/off-road de sucesso no mercado brasileiro retornam atualizadas pelas fabricantes japoneses, mas com a essência dos modelos originais

    Pré-venda da Ténéré 700 começará no primeiro trimestre de 2025
    Pré-venda da Ténéré 700 começará no primeiro trimestre de 2025 Yamaha

    Rodrigo Ginicolaboração para a CNN

    Dois nomes de motocicletas que fizeram história no mercado brasileiro estão próximos de voltar às ruas. O Festival Interlagos Motos, encerrado neste domingo (9) foi o palco da apresentação da Yamaha Ténéré 700 e da Honda XR 300L Tornado, ambas com propostas on/off-road, embora bastante distintas. A primeira, uma big trail com inspiração nos ralis, pensada para grandes aventuras por caminhos nem sempre de piso bom. Já a segunda é uma opção de média cilindrada com uma pegada mais urbana, embora capaz de encarar trilhas mais leves.

    A Ténéré 700 mantém o espírito da XT 600 Ténéré, fabricada e vendida no país a partir da década de 1980, e substituída mais recentemente pela XT 660Z. Na configuração atual, conta com um motor bicilíndrico em linha de 689cc refrigerado a água que joga na roda traseira interessantes 73cv (e 6,9 kgf.m de torque máximo), para um peso a seco de 205 kg.

    Veja imagens da Yamaha Ténéré e da Honda Tornado

    Tanto a suspensão dianteira invertida com tubos de 43 mm de diâmetro quanto a traseira (com regulagem de pré-carga) oferecem curso suficiente para se aventurar no fora de estrada. A combinação entre a roda dianteira de 21 polegadas e a traseira de 18 também favorece a pilotagem em terrenos irregulares. Dois discos com pinças Brembo à frente e o disco wave atrás se encarregam de parar o conjunto, com a ajuda do ABS regulável em três modos.

    A altura do assento em relação ao solo não é das menores (875 mm), mas seu desenho, somado ao do tanque de combustível de 16 litros, sugere facilidade de movimentação do corpo sobre a moto. Os mostradores analógicos das primeiras versões dão lugar a um painel TFT de cinco polegadas. À sua frente, a carenagem do farol ajuda o condutor a se proteger do fluxo do ar.

    A pré-venda da nova Ténéré 700 está prevista para o primeiro trimestre de 2025, ainda sem preço definido. Nos Estados Unidos, a moto é oferecida por US$ 10.799 (R$ 58 mil, pelo câmbio do dia).

    Primeiro contato

    A Honda XR 300L Tornado, por sua vez, foi mostrada no Festival Interlagos como um “primeiro contato com o público”. As especificações técnicas, preço e a data prevista para chegada às concessionárias serão revelados em julho, quando do lançamento oficial. A base mecânica do modelo é a mesma da recentemente relançada Sahara: motor monocilíndrico quatro tempos de 293,5 refrigerado ar de 24,5 cv e chassi semi berço duplo em aço.