Minivan elétrica foi um dos projetos secretos da Porsche anos atrás
Vision Renndienst era um protótipo que homenageava antigas Kombis usadas como veículo de apoio da equipe automobilística da montadora
As montadoras escondem muito bem diversos de seus segredos – em especial, os seus projetos mais secretos. Mas a Porsche resolveu revelar ao mundo, em 2020, alguns destes protótipos no livro “Porsche Unseen“, que revelou 15 desses carros conceito ao mundo.
Produzidos entre 2005 a 2019, alguns desses protótipos até viraram carros que conhecemos hoje em dia, como o 911 Safari, que foi usado como base para o 911 Dakar. Porém, um deles é muito mais interessante e surpreendente, pois não se trata de um esportivo aos moldes da marca alemã. Mas, sim, de uma minivan.
A Porsche Vision Renndienst chama a atenção logo à primeira vista. O visual futurista foi desenhado para se parecer com um ônibus espacial. E ao entrar na cabine é essa a sensação. Assim como o comandante de uma nave, o assento do motorista fica sozinho e centralizado. Na segunda fileira, há mais duas poltronas e, lá no fundo, há um assento para três passageiros, totalizando seis lugares.
O assento centralizado do motorista é estratégico. Naquela posição, ele pode avançar quase que completamente para frente, liberando ainda mais espaço – que já é bem generoso – para os passageiros das outras fileiras.
Outro detalhe é que as rodas são bem grandes, e suas caixas ocupam um bom espaço da cabine. Centralizando o motorista, você evita que as pernas fiquem apertadas e confinadas a um espaço menor.
Não é possível afirmar qual é o trem de força dessa van. Mas o que foi explicado é que sua bateria fica na parte inferior do veículo, mais uma forma que a Porsche encontrou de maximizar o espaço interno. Inclusive, isso torna o assoalho totalmente plano, o que contribui para o acesso e a movimentação no interior da minivan.
Do lado de fora, podemos ver que os tradicionais espelhos retrovisores foram substituídos por câmeras, que reproduzem as imagens em telas na cabine.
Outro detalhe interessante é que o carro tem portas assimétricas: uma, de um lado, e duas, do outro. Mas todas elas são de correr e, como o veículo não tem a coluna B, isso torna o acesso ao interior ainda mais fácil.
Tecnológica, a Vision Renndienst tem controles touchscreen na cabine para que os passageiros, além do motorista, possam controlar funções de multimídia. Já o condutor pode ver todas as informações sobre o carro em um painel de instrumentos totalmente digital, além de ter acesso à outras duas telas que servem como retrovisores.
Apesar de tantos recursos, é pouco provável que vejamos algo parecido saindo das linhas de montagem da Porsche. Esse modelo é apenas demonstrativo, embora seja feito em escala real e tenha servido para exercitar a criatividade dos projetistas da montadora de Stuttgart.
Já a inspiração do modelo é bem real. Assim como a Volkswagen ID.Buzz é a sucessora espiritual da Kombi, a Vision Renndienst também bebeu da mesma fonte para chegar em seu design final.
A cor e outros detalhes são uma homenagem às antigas Kombis Renndienst, os antigos veículos de apoio das equipes automobilísticas da Porsche, que eram usados para transportar peças e até como dormitório dos pilotos.