Veja 5 carros que foram reprovados no teste de colisão
Ao longo dos últimos anos, alguns carros tiraram nota zero na avaliação do Latin NCAP


Ao longo dos anos, os carros estão ficando mais tecnológicos e seguros. Neste último ponto, porém, ainda há automóveis com notas baixas nos testes de colisão. Para a América Latina e Caribe, o Latin NCAP é a organização que faz esse papel do crash test. Confira abaixo, cinco veículos que tiraram nota zero na avaliação da instituição.
Ao longo de 2024, diversos modelos foram testados e receberam a nota máxima.
Renault Sandero, Logan e Stepway
Fruto de um mesmo projeto, a tríplice da Renault ganhou zero estrelas no Latin NCAP. Apenas o Sandero foi avaliado, com o resultado sendo estendido para os demais modelos.
- Proteção para adultos: 32,83%;
- Proteção para crianças: 61,22%;
- Proteção em impacto com pedestres: 46,30%;
- Assistência à segurança: 0%.

Citroën C3 Aircross
Com dois airbags, o modelo tirou zero estrelas no teste do Latin NCAP. Segundo a organização, o impacto frontal mostrou proteção fraca para o peito do passageiro da frente. Já o teste de impacto lateral mostrou intrusão relevante no habitáculo, aumentando os riscos de ferimentos aos seus ocupantes.
- Proteção para adultos: 33,01%;
- Proteção para crianças: 11,37%;
- Proteção em impacto com pedestres: 49,57%;
- Assistência à segurança: 34,88%.

Neta Aya
O Neta Aya é o carro de entrada da montadora Chinesa Neta Auto. Durante os testes de colisão do Asean NCAP, porém, o modelo recebeu a menor nota possível. No início de novembro, o Aya iniciou a pré-venda no Brasil por R$ 128.900 na versão básica.
- Proteção para adultos: 7,89%;
- Proteção para crianças: 13,51%;
- Impacto com motociclista: 0%;
- Assistência à segurança: 7,14%.

Jac E-JS1 (teste em 2022)
O E-JS1 é o modelo de entrada para o mundo dos elétricos da marca. Porém, no quesito segurança ele não foi muito bem no teste de colisão. O veículo foi o primeiro carro elétrico a ser testado pelo Latin NCAP.
- Proteção para adultos: 0%;
- Proteção para crianças: 6%;
- Proteção em impacto com pedestres: 20%;
- Assistência à segurança: 7%.

Citroën C3 (teste em 2023)
O carro mais barato da montadora francesa, que agora pertence ao Grupo Stellantis, também zerou a prova. Dentro outras coisas, o Latin NCAP classificou o Citroën C3 como tendo uma estrutura instável, proteção fraca no choque frontal, falta de proteção lateral da cabeça e falta de aviso de uso de cinto de segurança.
- Proteção para adultos: 30,52%;
- Proteção para crianças: 12,10%;
- Proteção em impacto com pedestres: 49,74%;
- Assistência à segurança: 34,88%.
