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    Virtus e nova picape: conheça modelos da Volkswagen que serão feitos no PR

    Veículo monobloco rival de Toro será feita na unidade fabril do estado após anos de atraso

    Volkswagen Tarok Concept apresentado no Salão do Automóvel de 2018 vai inspirar nova picape feita no Paraná
    Volkswagen Tarok Concept apresentado no Salão do Automóvel de 2018 vai inspirar nova picape feita no Paraná Divulgação

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    No evento de celebração dos 25 anos de sua unidade em São José dos Pinhais, no Paraná, a Volkswagen revelou nesta segunda-feira (17) seus planos para os próximos anos. A planta vai fabricar o Volkswagen Virtus e uma picape inédita, inspirada no conceito Tarok, apresentado no Salão de São Paulo de 2018. As novidades vão começar a partir de 2025, com investimento de R$ 3 bilhões.

    Inaugurada em 1999, a fábrica da Volks em São José dos Pinhais já produziu modelos icônicos do grupo, como o Golf e o Audi A3. Além disso, já retirou de sua linha de montagem carros como Fox, SpaceFox e Saveiro. Atualmente, é o lugar de nascimento do T-Cross, SUV compacto mais vendido do Brasil, e dos Audi Q3 e Q3 Sportback 2.0 quattro.

    Mas o modelo que deverá ser o grande destaque após 25 anos será a Tarok, nome informal pelo qual a inédita picape Volks é conhecida. O modelo chega com grande atraso, após ter sido sucesso de público e crítica no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.

    O produto será uma picape intermediária, entre a compacta Saveiro e a média Amarok.

    A Volkswagen Tarok tem estrutura monobloco derivada de um SUV. No Salão, ainda conceitual, teve como base a plataforma do Taos, um SUV médio, mas a versão de produção usará a MQB-0, do T-Cross.

    Na parte mecânica, a nova picape da Volkswagen fabricada no Paraná deverá adotar o novo motor 1.5 TSI evo2 Flex. Trata-se de uma evolução do 1.4 TSI, agora com 1,5 litros e com assistência de um motor elétrico. Esse novo bloco, que deverá ser amplamente usado pela marca, faz parte do investimento total de R$ 16 bilhões que a montadora aplica no Brasil.

    Virtus made in Paraná

    Além da nova Volkswagen Tarok, outro modelo confirmado para ser produzido no Paraná é o Volkswagen Virtus, um sedã compacto. O modelo começará a ser montado por lá em 2025. No entanto, ele não deixará de ser fabricado também na unidade da marca em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Segundo a Volks, o plano é manter o modelo nas duas unidades.

    Lançado em 2018, o Virtus já soma mais de 245 mil unidades vendidas, sendo mais de 186 mil entregues aos clientes brasileiros e mais de 59 mil exportadas para 13 mercados da América Latina.

    No ano passado, foi renovado com nova dianteira e conjunto Full LED de série. O Virtus é atualmente o único modelo da linha Volkswagen, e também o único de seu segmento, que conta com três opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI.

    Atualmente, a Volkswagen conta com 54 fornecedores diretos e indiretos no Paraná, que responderam por compras de R$ 5 bilhões no ano passado.

    Esses fornecedores representam 20% das compras totais da marca no Brasil. Parte do aporte será destinado a projetos de saúde e qualificação profissional no estado, como contrapartida do Programa Paraná Competitivo.

    O evento no qual foi feito o anúncio dos R$ 3 bilhões em investimento para a unidade fabril do Paraná contou com a presença do CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, e do governador do estado, Ratinho Junior (PSD).

    Linha do tempo: Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR)

    • 1999: Inauguração com a produção dos modelos Golf (MK4) e Audi A3;
    • 2003: Lançamento do Fox;
    • 2005: Lançamento do CrossFox;
    • 2011: Produção de 500 mil unidades do Golf;
    • 2012: Produção de dois milhões de veículos;
    • 2013: Anúncio de R$ 520 milhões para a produção do Novo Golf (MK7);
    • 2015: Produção do Audi A3 Sedan;
    • 2018: Investimento de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento do T‑Cross;
    • 2019: Início da produção do T‑Cross;
    • 2020: T‑Cross foi o SUV mais vendido do Brasil;
    • 2021: Produção de 200 mil unidades do T‑Cross;
    • 2022: T‑Cross eleito o SUV compacto com menor custo de uso no Brasil;
    • 2023: Lançamento do T‑Cross The Town e exportação de 80 mil unidades; e
    • 2024: Anúncio de investimentos de R$ 3 bilhões para novos modelos.