Basília Rodrigues
Blog
Basília Rodrigues

Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

Presidente do STM diz que viu "Ainda Estou Aqui" com Lula para enaltecer democracia

STM será responsável pelo julgamento dos crimes militares dos acusados pelo 8 de janeiro

Francisco Joseli Parente Camelo toma posse como presidente do Superior Tribunal Militar, em Brasília - 16/03/2023  • FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), brigadeiro Joseli Camelo, afirmou à CNN, nesta segunda-feira (24), que participou da sessão no Palácio da Alvorada para assistir ao filme "Ainda Estou Aqui", sobre a ditadura militar, como forma de enaltecer a democracia.

"Um momento para comemorar o sucesso do cinema brasileiro e para enaltecer a consolidação de nossa democracia", disse o ministro que deixa a presidência do tribunal em março.

À CNN, Camelo também disse que "as instituições estão sólidas e unidas na busca da consolidação da democracia". "Temos que olhar para frente na construção de um futuro melhor para o nosso país", prosseguiu.

Camelo foi uma das autoridades de comando no país convidadas para a sessão de cinema com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela Silva.

O STM será responsável pelo julgamento dos crimes militares dos acusados pelo 8 de janeiro. É o tribunal que avalia, em última instância, uma eventual perda de patente dos condenados.

Camelo é amigo pessoal de Lula. Antes de entrar no STM, atuou no assessoramento militar da presidência da República, tendo pilotado o avião presidencial nos governos Lula e de Dilma Rousseff (PT).

O ministro já afirmou em entrevistas anteriores que não concorda com o uso do nome "golpe" e que classifica como "revolução" a tomada do poder por militares em 1964. "Tivemos acertos e tivemos erros", afirmou ao CNN Entrevistas, no ano passado.