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    Boris Feldman
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    Boris Feldman

    Jornalista especializado em automóveis desde 1966, produtor e apresentador do programa Autopapo

    Gasolina sem etanol existe? Sim, mas é proibida para carros; entenda

    Especialista explica a função do etanol na gasolina e esclarece mitos sobre o uso de combustível puro em veículos de passeio

    A gasolina sem etanol, também conhecida como gasolina pura, existe, mas seu uso é proibido para carros de passeio no Brasil. Essa informação foi esclarecida por Boris Feldman, especialista automotivo, em recente análise sobre combustíveis.

    Feldman explica que a gasolina sem etanol contém chumbo tetraetila, um aditivo tóxico usado para aumentar a octanagem do combustível. Este componente foi eliminado mundialmente do uso em veículos de passeio devido aos seus efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

    O papel do etanol na gasolina brasileira

    No Brasil, o etanol substituiu o chumbo tetraetila como aditivo para aumentar a octanagem da gasolina. Atualmente, a legislação brasileira exige que toda gasolina vendida em postos contenha uma porcentagem de etanol, que varia entre 27% e 30%.

    O especialista ressalta que, apesar de alguns manuais de veículos ainda recomendarem o uso de gasolina sem etanol, essa orientação não se aplica ao mercado brasileiro. “Isso não existe mais no Brasil porque é lei. Toda gasolina no posto tem que ter etanol”, afirma Feldman.

    Gasolina pura: uso restrito à aviação

    A gasolina sem etanol, conhecida como AVGAS (gasolina de aviação), é produzida exclusivamente para uso em aeronaves e helicópteros. Seu fornecimento é restrito e controlado, não sendo disponível para venda ao público em geral.

    Feldman alerta que tentar usar esse tipo de combustível em carros de passeio não só é ilegal, como pode causar danos ao motor devido à presença do chumbo tetraetila. “Tem gente que tenta e tem gente que até já quebrou a cara, porque essa gasolina com chumbo tetraetila às vezes até prejudica o motor”, adverte.

    Alternativas para melhor desempenho

    Para aqueles que buscam um melhor desempenho do motor, Feldman sugere o uso da gasolina premium. Esta versão contém uma porcentagem ligeiramente menor de etanol (25%) e possui uma octanagem mais elevada, chegando a 102 octanas RON.

    “Ela custa mais caro, tem mais octanagem. Tem 102 octanas, RON de octanagem. Mas vai funcionar muito melhor, principalmente nos motores com a taxa de compressão mais elevada”, explica o especialista.

    Em suma, a gasolina sem etanol é uma realidade, mas seu uso é restrito e regulamentado. Para o consumidor comum, a melhor opção para otimizar o desempenho do veículo continua sendo a gasolina premium disponível nos postos de combustível, sempre respeitando as especificações do fabricante do veículo.

    Cuidado: tem aditivo de gasolina que pode danificar o motor

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

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