Neutro ou drive em paradas? Veja dicas para usar câmbio automático
Especialista em automóveis, Boris Feldman esclarece dúvidas comuns sobre operação do câmbio automático, incluindo uso do modo neutro em paradas curtas
O câmbio automático tem se tornado cada vez mais popular entre os motoristas brasileiros, superando as vendas de carros com transmissão manual. Apesar da simplicidade aparente, ainda surgem dúvidas sobre como operá-lo corretamente.
Uma das principais questões envolve o uso do modo parking. É crucial acionar o freio de estacionamento antes de engatar ou desengatar esta função, garantindo a segurança do veículo.
Neutro ou Drive em paradas curtas?
Outra dúvida frequente diz respeito à posição da alavanca durante paradas breves, como em semáforos ou congestionamentos. Alguns motoristas optam por deixar em drive, enquanto outros preferem passar para o neutro (N).
Segundo o especialista, colocar o câmbio em modo neutro durante essas paradas pode trazer benefícios sutis. Ao fazer isso, alivia-se o esforço do motor, o que pode resultar em uma pequena economia de combustível ao longo do tempo.
É importante ressaltar que alguns modelos mais antigos, como os da GM europeia (Opel), eram capazes de identificar automaticamente quando o carro estava parado, simulando internamente a posição neutra sem a necessidade de mover a alavanca.
Embora a economia de combustível seja mínima a cada parada, o hábito de passar para o neutro em semáforos e congestionamentos pode levar a uma redução perceptível no consumo ao final do mês ou do ano.