Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

Bancada da Bala critica projeto antifacção e cobra agência anti-máfia

Coordenador Alberto Fraga diz que proposta do governo repete projetos do Congresso e falha ao não prever órgão específico contra máfias

Compartilhar matéria

O coordenador da bancada da bala, Alberto Fraga (PL-DF), disse à CNN que o projeto antifacção apresentado pelo Ministério da Justiça nesta quarta-feira repete propostas defendidas e já votadas pelo Congresso Nacional e falha ao não prever a criação de uma agência de combate às máfias.

“O PL tem condição de avançar, mas não da forma como eles estão propões porque não tem nada de muito novo. Muito do que está ali já tramita e até já foi aprovado pelo Congresso. Ontem, por exemplo, votamos um projeto que aumenta penas para o crime organizado”, disse.

Ele alertou ter apresentado um projeto específico sobre combate a máfias.

“O projeto que eu apresentei tem 115 artigos. E ia chamar de 'Código Antimáfia', para combater organizações criminosas transnacionais. Já está tramitando há algum tempo, mas governo nunca se interessou por ele. Além desse meu, tem mais 15 propostas tratando desse assunto”, afirmou.

Ele avalia que o projeto apresentado pelo governo deve avançar quando for encaminhado, mas que haverá alterações.

“Pode avançar? Pode. Mas vamos ter que cortar muita coisa. Não é porque o governo mandou que vamos aceitar. Não vou dizer que está ruim. É até um milagre falarem em aumentar pena — vindo da esquerda, é de se estranhar”, disse Fraga.

Uma das possibilidades de inclusão é a criação de uma agência anti-máfia, ideia que governo cogitou mas que, segundo Fraga, foi barrada pela Polícia Federal.

“O mais importante seria criar uma agência para combater o crime organizado. Isso sim seria novidade, daria pra ter algo substancial. Mas a PF barrou”, disse.

A CNN procurou o MJ e aguarda uma posição.