Iuri Pitta
Blog
Iuri Pitta

Jornalista, mestre em administração pública e governo e professor universitário. Atuou como repórter, editor e analista em coberturas eleitorais desde 2000

Análise: Bolsonaro e Lula perdem fôlego para 2026

Levantamento da Genial/Quaest mostra empate técnico entre Lula e governadores de oposição, indicando possível fragmentação da direita

Compartilhar matéria

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (5), apresentou um cenário político incerto para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento revelou um empate técnico entre Lula e governadores de oposição, sinalizando uma possível fragmentação das forças políticas de direita.

O estudo destaca o bom desempenho de governadores do campo oposicionista, como Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ratinho Júnior (Paraná) e Romeu Zema (Minas Gerais). Todos esses nomes apresentam avaliações positivas em seus respectivos estados, o que pode influenciar significativamente o cenário nacional.

O principal desafio para o campo de oposição a Lula será costurar acordos sem fragmentar sua força política. A pesquisa indica que a união desses governadores poderia representar uma ameaça real à reeleição do atual presidente.

Por outro lado, Lula enfrenta seus próprios obstáculos. A pesquisa aponta para uma queda em sua aprovação, com seu governo sendo avaliado como pior que o de seu antecessor e inferior aos seus mandatos anteriores. Isso levanta questionamentos sobre como o petista poderia convencer o eleitorado de que um quarto mandato seria melhor que o atual.

Um ponto crucial destacado pela pesquisa é o aparente desgaste da polarização entre Lula e Bolsonaro. Isso abre espaço para o surgimento de novas lideranças políticas que possam se apresentar como alternativas viáveis.

Nesse contexto, nomes como o de Tarcísio de Freitas ganham destaque. O atual governador de São Paulo, que já está em situação de empate técnico com Lula nas simulações de segundo turno, representa o maior colégio eleitoral do país, fator que pode ser decisivo em uma eleição presidencial.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.