Embaixador do Brasil em Israel se reúne com Mauro Vieira nesta quinta (22)
Frederico Meyer, deve desembarcar no Brasil nas últimas horas desta quarta-feira (21) e seguirá direto para o Rio de Janeiro


O embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, deve desembarcar no Brasil nas últimas horas desta quarta-feira (21).
De acordo com o Itamaraty, ele seguirá direto para o Rio de Janeiro, onde se reunirá com o chanceler Mauro Vieira.
O encontro, porém, só deve ocorrer na quinta-feira (22).
O embaixador estava em Tel Aviv e foi chamado para consultas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após crise diplomática com Israel.
O impasse iniciou quando Lula ao criticar a ofensiva desporporcional de Israel na Faixa de Gaza comparou com o holocausto.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse o presidente brasileiro.
Em reação à fala de Lula, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz passou uma reprimenda pública no embaixador brasileiro no Museu do Holocausto. Na ocasião, Lula foi declarado pelo país “persona non-grata”.
A situação levou o embaixador em Israel ser chamado de volta ao Brasil, o que na diplomacia demonstra o esfriamento das relações entre dois pais.