Luísa Martins
Blog
Luísa Martins

Em Brasília, atua há oito anos na cobertura do Poder Judiciário. Natural de Pelotas (RS), venceu o Prêmio Esso em 2015 e o Prêmio Comunique-se em 2021. Passou pelos jornais Zero Hora, Estadão e Valor Econômico

Messias é aconselhado a submergir para obter vaga no STF

Aliados do AGU dizem que fazer campanha “ativa” o enfraquece junto a Lula

Compartilhar matéria

Para se fortalecer na corrida por uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro-chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, foi aconselhado a adotar uma postura que seja a mais discreta possível.

A orientação é de que uma campanha mais “ativa” pode gerar incômodo junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela indicação. A vaga abre a partir de sábado (18), com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

Neste momento, Messias desponta como favorito de Lula, principalmente pela relação de confiança, que vem desde os tempos do governo da ex-presidente Dilma Rousseff, quando foi subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil.

Por isso, aliados do AGU dizem que a melhor estratégia é continuar trabalhando normalmente nas demandas jurídicas do governo e manter na agenda apenas compromissos institucionais, que não abram margem para parecerem articulação política.

A avaliação do entorno de Messias é de que, em 2023, quando a ministra Rosa Weber se aposentou, suas movimentações foram intensas demais e acabaram pesando para que Lula o deixasse em segundo plano. O ministro Flávio Dino acabou sendo indicado.

Por isso, agora, Messias optou por submergir. Segundo pessoas próximas, um sinal disso foi ele ter declinado do convite para o jantar que foi promovido em homenagem a Barroso, nesta terça-feira, na casa do advogado e CEO da Arko Advice, Murillo de Aragão.