Maurício Noriega
Blog
Maurício Noriega

Mauricio Noriega é um dos jornalistas esportivos mais reconhecidos do país. Ganhou o prêmio ACEESP de melhor comentarista esportivo de TV seis vezes.

CNN Esportes

O que podemos esperar da Euro 2024?

Copa do Mundo sem Brasil e Argentina promete grandes jogos. França, Inglaterra e Portugal chegam fortes

Taça da Eurocopa, que será entregue ao campeão no dia 14 de julho
Taça da Eurocopa, que será entregue ao campeão no dia 14 de julho  • Divulgação/Euro 2024
Compartilhar matéria

A Eurocopa 2024 é a grande atração do futebol mundial nesta temporada. Chamada pelos europeus de “a Copa do Mundo sem Brasil e Argentina”, a Euro reunirá a nata do futebol europeu na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.

Espanha e Alemanha são os maiores campeões da Euro, com três títulos. A Itália é a atual campeã.

A Euro costuma aprontar surpresas, como a Dinamarca campeã como convidada em 1992, ou a Grécia vencedora em 2004.

Serão 24 seleções divididas em seis grupos na primeira fase. Classificam-se para as oitavas de final os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores entre os terceiros colocados.

Grupo a grupo, segue uma análise preliminar do torneio.

Grupo A (Alemanha, Hungria, Escócia e Suíça)

Alemanha e Suíça devem ficar com as vagas diretas. Embora bastante renovado, o time alemão tem muitos talentos jovens misturados a veteranos históricos como Toni Kroos e Thomas Müller. A Suíça tem um dos times de porte médio mais difíceis de serem batidos na Europa. Se não houver surpresas, Hungria e Escócia sonham com uma vaga entre os terceiros.

Grupo B (Albânia, Croácia, Itália e Espanha)

Chamado de “grupo da morte”, deve ser um dos mais emocionantes. A Croácia tem um meio-campo dos melhores do mundo, com Modric, Brozovic e Kovacic. O jovem time espanhol é muito talentoso, e a Itália defende o título com um time bastante modificado em relação à última Euro. A Albânia, treinada pelo brasileiro Sylvinho, pode ser o fiel da balança.

Grupo C (Dinamarca, Inglaterra, Sérvia e Eslovênia)

Teoricamente, a Inglaterra teria vida fácil. Mas a prática costuma comprovar que os ingleses não confirmam teorias. O time de Harry Kane e outras estrelas ainda não convenceu. A Dinamarca aposta no gigante Rasmus Hojlund, que fez dez gols na Premier League. A Sérvia estreia na Euro (disputou edições como Iugoslávia e Sérvia e Montenegro), e a Eslovênia deu trabalho para a Dinamarca na etapa classificatória.

Grupo D (Áustria, França, Holanda e Polônia)

Grupo dos mais interessantes. A França tem um dos elencos mais talentosos do mundo e deve disputar com a Holanda o primeiro posto. Olho na Áustria, que como a vizinha Suíça, tem um time duro de ser batido. A Polônia busca uma reconstrução após a desastrosa gestão do português Fernando Santos, mas é pouco mais do que Lewandowski, que, machucado, está fora da estreia contra a Holanda.

Grupo E (Bélgica, Romênia, Eslováquia e Ucrânia)

Os belgas, sob o comando do italiano Tedesco, tentam fazer bem-sucedida a mescla de veteranos (sem Courtouis) como Lukaku, Meunier e De Bruyne com os jovens. Ucrânia, Romênia e Eslováquia disputam o segundo lugar, com certa vantagem para os ucranianos. Romenos e eslovacos tendem jogar na retranca.

Grupo F (República Tcheca, Geórgia, Portugal e Turquia)

O time português tem muito talento e Cristiano Ronaldo em sua provável despedida da Euro. É favorito, mas tem a Turquia como oponente, que deve ter muita torcida, graças à gigantesca colônia que vive na Alemanha. A estreante Geórgia conta com o talento de Kvaratskhelia. Os tchecos apostam no contra-ataque.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais