Tainá Falcão
Blog
Tainá Falcão

Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

Bolsonaro pedirá esclarecimento sobre decisão de Moraes

Defesa diz que ex-presidente não deve ser responsabilizado por terceiros

Compartilhar matéria

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve pedir ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), esclarecimentos sobre os limites da decisão que o proíbe de utilizar redes sociais direta ou indiretamente.

Advogados de Bolsonaro afirmaram à CNN que pedirão para Moraes expressar, exatamente, o que o ex-presidente “pode e não pode fazer”.

Apesar de não estar expressamente proibido de dar entrevistas, a defesa alega que, na prática, a decisão impacta a manifestação de Bolsonaro a canais de notícias. Nesta segunda (21), por cautela, Bolsonaro cancelou uma entrevista a um portal de notícias.

Na resposta a Moraes, advogados ainda deverão defender que Bolsonaro não pode ser responsável pelo que outras pessoas postam sobre ele nas redes sociais, como aconteceu após visita de Bolsonaro à Câmara.

Bolsonaro foi à Câmara dos Deputados, nesta segunda, para se reunir com aliados e apoiadores. Na saída, o ex-presidente mostrou a tornozeleira eletrônica e se defendeu das acusações de Moraes.

"Não roubei os cofres públicos, não desviei recurso público, não matei ninguém, não trafiquei ninguém. Isso aqui é um símbolo da máxima humilhação em nosso país. Uma pessoa inocente. Covardia o que estão fazendo com um ex-presidente da República. Nós vamos enfrentar a tudo e a todos. O que vale para mim é a lei de Deus", disse.

A manifestação, difundida por aliados e pela imprensa, resultou na ordem de Moraes para que os advogados se explicassem em 24 horas.

Moraes considera que o ex-presidente teve a intenção de que as falas fossem divulgadas nas redes sociais. O ministro acredita que, por causa disso, houve descumprimento de medida cautelar. O episódio pode resultar na decretação de prisão preventiva do ex-presidente.