Tainá Falcão
Blog
Tainá Falcão

Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

Petistas alertam Hugo sobre “risco” de aprovação do PL da Anistia

Governo e esquerda atuam para ganhar tempo e evitar votação de Anistia na Câmara

Compartilhar matéria

Integrantes do PT reforçaram ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), que o partido não tem a intenção de apoiar nenhuma proposta de anistia, seja ela irrestrita ou “light”, para envolvidos no 8 de janeiro.

Um grupo restrito da legenda se reuniu com Hugo nesta segunda-feira (9). Segundo apurou a CNN, os petistas afirmaram que o avanço de qualquer das propostas seria uma “mancha” na carreira política do parlamentar.

Esses parlamentares argumentam que, apesar de ser o desejo da oposição, a pauta não tem apoio popular. Também alertaram que a decisão de pautar o PL da Anistia sem acordo com o Senado pode isolar o presidente da Câmara.

Do presidente da Câmara, os petistas teriam ouvido queixas sobre a pressão encarada semana a semana, em meio a tentativa de avanço com pautas como a reforma do Imposto de Renda e a PEC da Segurança.

Ainda que não haja uma sinalização clara sobre o PL da Anistia, deputados do PT admitem que Hugo Motta pode ceder à pressão e votar o projeto, visto o apoio de boa parte de de líderes da centro-direita.

Ainda assim, a data para votação de qualquer proposta sobre anistia continua incerta. O presidente da Câmara tem dito a aliados que só decidirá sobre o assunto após julgamento da trama golpista no STF (Supremo Tribunal Federal).

A expectativa de quem apoia a proposta é definir um calendário na próxima semana. Já o governo quer avançar com a pressão sobre deputados da base que assinaram pedido de urgência.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT) pediu pessoalmente para ministros do centrão conversarem com suas respectivas bancadas para frear o avanço do projeto.