Vorcaro sofre novo revés com indisponibilidade de bens decretada pelo BC
Dono do Banco Master é controlador da instituição financeira liquidada pela autoridade monetária; banqueiro teve bens bloqueados por ordem do STF neste ano
O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, sofreu um novo revés na manhã desta quarta-feira (21) após o BC (Banco Central) decretar a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento.
O BC determinou, em decorrência da liquidação extrajudicial do banco, a indisponibilidade de bens dos controladores e ex-administradores da Will Financeira. Entre os controladores estão Vorcaro e a Master Holding Financeira.
Vorcaro já havia sido alvo de bloqueio de bens, no âmbito judicial, assim como outras pessoas investigadas em um inquérito sigiloso que tramita desde o final do ano passado no STF (Supremo Tribunal Federal).
O ministro Dias Toffoli determinou o bloqueio de bens e valores que superam os R$ 5,7 bilhões ao autorizar a deflagração da segunda fase da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes financeiras atribuídas ao banco.
A lei que dispõe sobre a intervenção e a liquidação extrajudicial de instituições financeiras determina que os administradores dos bancos em intervenção, em liquidação ou em falência ficarão com todos os seus bens indisponíveis.
“Não podendo, por qualquer forma, direta ou indireta, aliená-los ou onerá-los, até apuração e liquidação final de suas responsabilidades”, prevê a legislação.
Já a lei que dispõe sobre a responsabilidade dos controladores dessas instituições prevê que a indisponibilidade se aplica também aos bens das pessoas, naturais ou jurídicas, que detenham o controle, direto ou indireto das instituições submetidas aos regimes de intervenção, liquidação extrajudicial ou administração especial temporária.



