Com a aposentadoria mais distante, como poupar para a velhice?


Do CNN Brasil Business, em São Paulo
06 de maio de 2020 às 09:03
Podcast O que eu faço

CNN lança podcast para tirar dúvidas sobre investimentos em tempos de crise

Foto: Divulgação

A Previdência, sem exagero, deve ter sido o assunto mais discutido do ano passado por boa parte dos brasileiros. Isso porque, após muitas tentativas, o governo federal finalmente conseguiu realizar uma reforma do sistema previdenciário.

Com as mudanças, especialmente às relacionadas ao aumento da idade mínima, muitos brasileiros viram o sonho de se aposentar mais distante – mas é algo que precisa ser pensado a partir de agora.

Por isso, o podcast “O que eu faço?”, do CNN Brasil Business, decidiu ir atrás do passo a passo que uma pessoa precisa dar para ter uma aposentadoria mais tranquila. A primeira questão é começar a ter um pensamento de longo prazo.

Para Gilberto Abreu, diretor presidente da Santander Asset Manageament, a questão de poupar para a velhice precisa ser um hábito iniciado ainda na juventude – e encontrar um fundo de pensão para alocar esse dinheiro também é muito importante. Quanto mais cedo iniciar, mais fácil a sua velhice será. 

Além disso, é claro, a diversificação costuma ser importante até quando o objetivo final chegará daqui a muitas décadas. Para Abreu, é importante o investidor pensar, inclusive, em um seguro de vida a fim de resguardar a família, ou até a si mesmo, em caso de fatalidade ou algum acidente que o deixe impossibilitado de trabalhar.

Para saber mais como cuidar das suas finanças até a velhice, acompanhe o quarto episódio do podcast “O que eu faço?”, que é comandado por Fernando Nakagawa, diretor do CNN Brasil Business, e pela âncora da CNN, Luciana Barreto.

Confira os últimos episódios do "O que eu faço?"

#1 - Reserva de emergência em tempos de COVID-19: como organizar e onde investir

#2 - O dólar não para de subir em 2020. É hora de comprar a moeda americana?

#3 - Bolsa despenca no ano em meio à pandemia. É hora de entrar?