Fleury amplia testes para a Covid-19, mas vê demanda por outros exames cair


Do CNN Brasil Business, em São Paulo
27 de maio de 2020 às 20:16 | Atualizado 28 de maio de 2020 às 19:26

Ao contrário do que muitos podem pensar, mesmo empresas do setor de saúde sofrem com a pandemia do novo coronavírus. A empresa de laboratórios e diagnósticos Fleury não fugiu à regra. Apesar de ser fundamental na ajuda do combate à doença por meio de testagem da população, o Fleury já começou a sentir os impactos da pandemia no fim do mês de março, início da quarentena, e o principal impacto deve ser sentido no segundo trimestre.

O que acontece é que, apesar do aumento de testes para a Covid-19, o Fleury viu as suas outras demandas terem uma diminuição abrupta nesse período. Foi algo esperado. Afinal, com mais pessoas dentro de casa e com medo de frequentarem locais em que o vírus é mais presente, deixaram exames não essenciais para o futuro.

No primeiro trimestre, o faturamento da empresa ia subindo 16% em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado final foi uma alta modesta, de 1,9% na receita líquida.

Leia também:
Família controladora da Gol não tem 'alergia' à participação do BNDES, diz CEO
Fechamento de plantas pela Justiça ocasionará desabastecimento, diz CEO da BRF

“A maior parte da população acredita que as empresas do setor não sofrem tanto, mas as pessoas preferem ficar em casa para se prevenir e deixam, inclusive, de ir ao médico”, diz Carlos Marinelli, presidente do Fleury, em entrevista ao programa CNN Líderes.

Por isso, não foi por acaso que a empresa decidiu alterar bastante o seu modelo de trabalho. A maior parte do time do administrativo, por exemplo, foi trabalha de casa. A empresa também começou a atuar fortemente na testagem para a Covid-19.

Inclusive, a empresa lançou um teste com custo menor e que, apesar de ter uma eficácia menor no resultado do que o tradicional RT-PCR (86% contra 100% de acurácia, respectivamente), tem uma maior viabilidade de ser mais difundido.

Marinelli indica que também estamos entrando em um momento que as pessoas assintomáticas façam testes para saber se tiveram, em algum momento, contato com o vírus.

Para entender mais sobre o assunto e saber todos os tipos de testes para a Covid-19, acompanhe o programa Líderes, apresentado pela analista de economia, Raquel Landim, por vídeo ou podcast.