PepsiCo anuncia Roberto Azevêdo, da OMC, como vice-presidente executivo

A partir de setembro, o executivo deve assumir ainda a recém-criada posição de Assuntos Corporativos, fazendo a ponte da multinacional com governos

Do CNN Brasil Business, em São Paulo
19 de agosto de 2020 às 12:45
Diretor-geral da Organização Mundial do Comérico (OMC), Roberto Azevêdo, será VP executivo e diretor de assuntos corporativos da Pepsico
Foto: Reprodução/WTO

Atual diretor da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo acaba de ser nomeado vice-presidente executivo e diretor de assuntos corporativos da multinacional PepsiCo. De acordo com a empresa, ele deve assumir o cargo a partir do dia 1º de setembro. Essa será sua primeira experiência no setor privado, após mais de 30 anos em carreira diplomática. 

Azevêdo já havia pedido demissão de seu segundo mandato na OMC, que deveria se encerrar apenas em agosto de 2021. Na ocasião, em maio deste ano, ele disse estar de saída por uma "decisão familiar", o que sinalizava motivos pessoais para deixar o cargo.

Leia também:
PepsiCo tem receita e lucro acima das previsões e anima investidores
Para Roberto Azevêdo, OMC precisa se adaptar ou vai se tornar obsoleta
Apple atinge nova marca histórica, com valor de mercado de US$ 2 trilhões

A partir de setembro, o executivo deve assumir ainda a recém-criada posição de Diretor de Assuntos Corporativos na gigante das bebidas. Nesta função, o executivo fica encarregado do engajamento externo da PepsiCo, fazendo a ponte com o governo nacional e de outros países, órgãos reguladores e organizações internacionais. 

Além disso, Azevêdo vai promover propostas ESG da empresa e aumentar o envolvimento socioambiental do grupo. “Estou muito feliz por ingressar na PepsiCo em um momento em que o fortalecimento das relações entre empresas, governo e sociedade se tornou essencial para gerar um crescimento sustentável e inclusivo de longo prazo”, disse Azevêdo em nota da assessoria da empresa. 

"A PepsiCo é líder global na condução de colaborações e investimentos significativos com foco na melhoria de nossa sociedade e planeta. Junto com a equipe de liderança, espero ajudar a PepsiCo a continuar a criar mudanças positivas e impactantes à medida que integramos e avançamos nossa estratégia de negócios global”, afirmou ainda o atual diretor da OMC, cargo que ocupa desde 2013.

Sobre a contratação, o presidente e CEO da PepsiCo, Ramon Laguarta disse estar entusiasmado, principalmente por Azevêdo trazer habilidades políticas e conhecimento técnico de complexos ambientes sociais, políticos, regulatórios, que impactam corporações multinacionais.  

"Ao longo de sua carreira, Roberto construiu uma rede extensa e diversificada em todo o mundo e é amplamente reconhecido por atores mundiais em economias desenvolvidas e em desenvolvimento. Seus insights geopolíticos serão inestimáveis para nossas discussões e tomadas de decisão em um mundo em mudança", disse o presidente. "Estamos orgulhosos de tê-lo liderando nosso envolvimento com as principais partes interessadas globais.”

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook