Mercedes lança SUV compacto e elétrico para concorrer com os modelos da Tesla

O carro, que tem autonomia de 426 quilômetros, deve estar disponível nas concessionárias europeias no dia 4 de fevereiro. Na Alemanha, custará 47.540 euros

Natália Flach, do CNN Brasil Business*
20 de janeiro de 2021 às 09:54
Mercedes EQA
Mercedes EQA
Foto: Mercedes-Benz / Reprodução

 

A Mercedes-Benz lança, nesta quarta-feira (20), o modelo EQA, um SUV compacto e elétrico que deve concorrer com os veículos da Tesla. O carro, que tem autonomia de 426 quilômetros e potência que varia de 140 kW a mais de 200 kW, está sendo produzido em Rastatt (na Alemanha) e Pequim (na China) e deve estar disponível nas concessionárias europeias no dia 4 de fevereiro. Na Alemanha, custará a partir de 47.540 euros.

"A Mercedes-EQ pretende assumir a liderança no campo de sistemas de acionamento elétrico e software de veículos. Para isso, definimos algumas metas ambiciosas de desenvolvimento de produtos e resolvemos avançar com a introdução de novas tecnologias no mercado", diz Markus Schäfer, membro do conselho de administração da Daimler AG e Mercedes-Benz, em nota. "O novo EQA nos permite mostrar a forma como encaramos a e-mobilidade adaptada às necessidades dos nossos clientes."

Mercedes EQA
Mercedes EQA
Foto: Mercedes-Benz / Reprodução


Nas próximas versões, a expectativa é que a autonomia ultrapasse de 500 quilômetros. Para atender ao alto padrão de conforto de ruído e vibração, que é a marca registrada da marca, medidas complexas foram tomadas para isolar o trem de força elétrico do chassi e da carroceria. Numerosas medidas de amortecimento aumentam este efeito. 

“Design progressivo e operação intuitiva são dois dos destaques do EQA. Com este carro, pela primeira vez, estamos oferecendo aos nossos clientes um Mercedes totalmente elétrico no segmento compacto com uma ampla gama que garante sua viabilidade no uso diário. Por isso, o novo EQA é um veículo importante no nosso caminho rumo à eletrificação de todos os nossos segmentos de veículos ”, afirma Britta Seeger, membro do conselho de administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG, em nota.

Além da estrela no centro do painel preto, que é a marca registrada do Mercedes-EQ, a faixa de luz contínua na frente e atrás caracteriza o modelo. Uma tira de fibra ótica horizontal conecta as luzes diurnas dos faróis full-LED.

Mercedes EQA
Mercedes EQA
Foto: Mercedes-Benz / Reprodução


Os carros podem ser recarregados 175 mil pontos de recarga espalhados pela Europa.

*Com informações da Reuters