Não há espaço para outro programa social, diz especialista em contas públicas

Governo federal está passando por desafios com as contas desde o segundo semestre de 2020

Da CNN, em São Paulo
08 de fevereiro de 2021 às 14:48


Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (8), o especialista em contas públicas Fábio Klein afirmou que não há espaço para outro programa social nas contas do governo federal.

Segundo ele, o motivo de o Orçamento de 2021 ainda não ter sido aprovado, mesmo estando no segundo mês do ano, é explicado, em parte, pelo desafio que o Executivo está tendo com as contas desde o segundo semestre de 2020.

“De um lado existe a necessidade de pagar um auxílio emergencial nesta saída de 2020 para 2021. Entramos em 2021 com muitas pessoas que tiveram uma queda abrupta da sua renda em função da não extensão desse auxílio. Isso porque não conseguia criar um programa ou manter ele vivo e que coubesse no orçamento respeitando aquele teto máximo de gastos federais. Estamos até agora tentando resolver esse dilema.”

Mas, no curtíssimo prazo, Klein explicou que é possível criar um benefício sem afetar o teto, colocando uma cláusula de exceção na PEC Emergencial, que seria uma PEC que viria com a concessão do auxílio.

“Idealmente seria esse movimento, onde eu pago auxílio porque preciso, mas para evitar um risco fiscal ainda maior e a reação negativa dos mercados financeiros, isso viria junto a uma PEC.” 

(Publicado por Thâmara Kaoru)