QuintoAndar lança calculadora que mostra se é melhor comprar ou alugar imóvel

Calculadora Alugue x Compre funciona a partir de um questionário em que são colocados dados dos imóveis e da renda do interessado

Wesley Santana, colaboração para o CNN Brasil Business
11 de fevereiro de 2021 às 14:24 | Atualizado 11 de fevereiro de 2021 às 16:39
Centros urbanos
Imóveis em São Paulo (SP)
Foto: Diogo Moreira/Governo do Estado de São Paulo

Comprar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros, mas essa nem sempre é a melhor opção. Pensando nisso, a startup imobiliária QuintoAndar lançou na última terça-feira (9) uma calculadora para comparar se é melhor comprar ou alugar, de acordo o estilo de vida de cada pessoa.

Gratuita e acessível a qualquer internauta, a calculadora Alugue x Compre funciona a partir de um questionário em que são colocados dados dos imóveis e da renda do interessado. Posteriormente, ela define qual é o melhor cenário, considerando fatores como tempo em que se pretende morar no imóvel, valorização anual e, em uma edição mais avançada, até o custo de vender a propriedade.

Durante o preenchimento, há possibilidade de incluir outras informações, como o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e o rendimento anual em aplicações, que ajudam a definir a opção ideal. Para os casos em que não se sabe alguns desses dados, o próprio simulador indica uma margem próxima da prática do mercado. 

“Alugar ou comprar uma casa é uma escolha muito importante na vida de qualquer um. Com essa ferramenta, a gente oferece informação e transparência para ajudar as pessoas a tomarem a decisão mais acertada para elas, de forma fácil e confiável”, diz Luciana Oliveira, gerente de marketing do QuintoAndar.