Congresso dos EUA ouve Robinhood, Reddit e fundos por alta em ações da GameStop

Empresas estão no centro da saga que agitou Wall Street em janeiro, gerando investigações por várias agências federais e estaduais

Pete Schroeder and Michelle Price, da Reuters
18 de fevereiro de 2021 às 14:06 | Atualizado 18 de fevereiro de 2021 às 14:16
Logos de Gamestop e Reddit
Foto: NurPhoto / Colaborador / Getty Images

 

Gestores de fundos de hedge de Wall Street, os executivos-chefes do Robinhood e do Reddit e o youtuber conhecido como Roaring Kitty serão ouvidos na tarde desta quinta-feira (18) no Congresso dos EUA, por conta da recente escalada no preço das ações da GameStop Corp, ligada a movimentações de usuários da rede social Reddit.

Alguns dos membros mais poderosos de Wall Street, incluindo o bilionário mega-doador republicano e CEO do Citadel, Ken Griffin, farão raras declarações públicas sobre suas práticas de negócios durante a audiência no Congresso. Usuários do Reddit detentores de ações da companhia de jogos se uniram para espremer fundos de hedge que apostaram contra ações do varejista de videogames e outras empresas.

Griffin comparecerá ao encontro com os parlamentares, liderado pelos democratas, junto ao CEO da Robinhood, Vlad Tenev, do CEO da Melvin Capital, Gabriel Plotkin, do CEO do Reddit, Steve Huffman, e de Keith Gill, usuário do Reddit e youtuber conhecido como Roaring Kitty, que promoveu seus investimentos na GameStop.

 

Os cinco homens estão no centro da saga que agitou Wall Street em janeiro, gerando investigações por várias agências federais e estaduais.

Após críticas vindas de Wall Street, a audiência, da qual farão parte 54 membros do congresso e será comandada pela representante da casa Maxine Waters, promete ser bombástica, com perguntas difíceis para Tenev, Griffin e Plotkin em particular.

"Uma ou duas vezes por ano, uma audiência se presta a um bom teatro ... A audiência de quinta-feira é uma dessas raridades", escreveu Ian Katz, do Alpha Partners em Washington, acrescentando que os magnatas dos fundos de hedge provavelmente serão os principais alvos dos democratas.

Waters não quis comentar o assunto antes da audiência. Em depoimento publicado na quarta-feira, porém, as testemunhas reconheceram que a saga GameStop não tinha precedentes, mas todos disseram que não houve jogo sujo de sua parte.

Ação sem precedentes

Movimentações de usuários do Reddit geraram volatilidade maciça na GameStop e outras ações, levando as casas de “compensação” pós-negociação, que garantem as negociações, a pedir bilhões de dólares em garantias extras de Robinhood e outras plataformas de negociação de varejo.

Em resposta, muitos suspenderam a compra das ações afetadas em 28 de janeiro. Os legisladores de ambas as partes ficaram indignados e foram questionados se as plataformas de negociação estavam do lado dos fundos de hedge em detrimento dos outros investidores.

 

O Melvin Capital, com sede em Nova York, um dos vários fundos de hedge que apostaram que as ações da GameStop cairiam, sofreu perdas maciças enquanto as ações disparavam antes de 28 de janeiro. A Citadel fez um investimento de US $ 2 bilhões na Melvin em 25 de janeiro.

Os legisladores provavelmente irão se concentrar em entender se o Robinhood facilitou demais para os pequenos investidores assumirem riscos, disseram analistas. Seus acordos comerciais com os criadores de mercado para os quais os pedidos são encaminhados também podem ser um tema quente, disseram eles, bem como se esse modelo de "pagamento por fluxo de pedidos" pode prejudicar os clientes.

Robinhood diz que poucos de seus clientes se envolvem em negociações arriscadas, enquanto o "pagamento por fluxo de pedidos" muitas vezes ajuda os clientes a obter preços melhores do que negociar em bolsa de valores.

Tenev, Griffin e Plotkin provavelmente serão questionados sobre a venda a descoberto e se a decisão de Robinhood de suspender a compra das ações afetadas foi influenciada por Citadel ou Griffin, que detém a maioria da Citadel Securities, um formador de mercado de Robinhood.

Todas as partes negaram qualquer tentativa da Citadel ou Citadel Securities de influenciar as políticas do Robinhood.

No entanto, uma ação legislativa contra essas empresas é improvável, disse Isaac Boltansky, diretor de pesquisa política da Compass Point Research & Trading, com sede em Washington.

"Duvidamos que Washington possa propor uma retaliação quando preocupações mais amplas com relação à estrutura do mercado de ações e à igualdade econômica complicam a conversa."