70% dos pequenos negócios brasileiros usam serviços de mensageria para vender

Pandemia da Covid-19 impulsionou negócios no ambiente digital

Fernando Nakagawada CNN

Em são Paulo

Ouvir notícia

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Sebrae mostra que, atualmente, 70% dos pequenos negócios usam serviços de mensageria, como o WhatsApp, o Facebook e o Instagram para vender.

Utilizadas como uma alternativa às vendas físicas, o número de empresas que passaram a usar serviços de mensageria como forma de venda teve um grande aumento durante a pandemia da Covid-19. Antes do período, apenas cerca de 47% usavam, quase metade do número atual.

WhatsApp, o Instagram, o Facebook e o Messenger ficaram fora do ar nesta segunda-feira (4). Usuários dos aplicativos de Mark Zuckerberg relataram nas redes sociais que os serviços pararam de funcionar no início da tarde — tanto na versão web (para computadores) quanto nos celulares.

Os serviços só retornaram, aos poucos, na noite desta segunda-feira. Sendo o WhatsApp a última das redes sociais a ter a função normalizada, após uma interrupção dos serviços do Facebook ao longo de toda a tarde até o começo da noite. Facebook e Instagram retornaram suas operações por volta das 18h30, assim como o Messenger, também de troca de mensagens.

Mais Recentes da CNN