Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Acionistas da Petrobras aprovam José Mauro Coelho como conselheiro da estatal

    Ex-secretário do Ministério de Minas e Energia é indicado para assumir a presidência da petroleira e, para isso, precisa necessariamente fazer parte do Conselho de Administração

    Do CNN Brasil Business

    Ouvir notícia

    Os acionistas da Petrobras aprovaram o nome de José Mauro Ferreira Coelho como membro do Conselho de Administração da estatal, durante Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira (13) para eleição de novos membros, com participação aberta, de forma virtual, aos 850 mil acionistas da empresa.

    Coelho é o nome indicado para assumir a presidência da petroleira e, para isso, precisa necessariamente fazer parte do Conselho de Administração.

    A assembleia também teve na pauta a votação das demonstrações financeiras da companhia, a eleição dos membros do Conselho Fiscal e as decisões sobre a destinação do resultado do período contábil de 2021 e da remuneração dos conselheiros.

    O engenheiro Márcio Andrade Weber também foi aprovado como presidente do novo Conselho.

    Coelho é ex-secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), cargo que ocupou de abril de 2020 a outubro de 2021.

    Antes de ser secretário do MME, Coelho foi por quatro anos diretor de petróleo, gás e biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal que presta serviços ao Ministério na área de estudos e pesquisas para ajudar no planejamento do setor energético.

    Os nomes de José Mauro Coelho e de Weber foram indicados pelo Ministério de Minas e Energia (MME) após a desistência do economista Adriano Pires em assumir a presidência da Petrobras, e de Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, não aceitar o convite para a presidência do Conselho.

    Pires declinou ao convite diante da expectativa que seu nome fosse reprovado na checagem do histórico, em um possível conflito de interesses por suas ligações no ambiente privado, atuando como consultor na área de óleo e gás.

    Recontagem

    Por volta das 19:30, a Assembleia  foi paralisada para recontagem de votos. A decisão foi tomada depois de os acionistas minoritários emplacarem os primeiros dois nomes no Conselho: Marcelo Mesquita e Francisco Petros. A Assembleia foi retomada após as 22h.

    Nova reunião acontece nesta quinta-feira

    Com a aprovação de Coelho pelo novo Conselho, uma nova reunião será realizada nesta quinta-feira (14) para a eleição e posse do executivo. Se eleito, Coelho assume o lugar do general Joaquim Silva e Luna, que está no comando da empresa desde abril de 2021.

    À CNN, Silva e Luna disse que a indicação de Ferreira Coelho é “boa” e “técnica” e vai “garantir continuidade do trabalho da empresa”. “Eu conheço o José Mauro de outros tempos. Já tinha ligação com ele desde os tempos de Itaipu e nesse período aqui na Petrobras também. Nós somos amigos. É uma boa escolha, uma indicação técnica”, disse.

    Quando empossado, José Mauro Ferreira Coelho será o terceiro presidente da Petrobras em três anos do governo de Jair Bolsonaro.

    *Com informações de Pedro Duran e Pauline Almeida, da CNN

    Mais Recentes da CNN