Cinco museus de aviões para visitar no Brasil

Relicários da história aeronáutica brasileira, museus do país guardam importantes aeronaves comerciais e militares do passado

Thiago Vinholes, colaboração para o CNN Brasil Business

Ouvir notícia

Pátria de Alberto Santos Dumont e da Embraer, o Brasil tem uma história riquíssima na aviação. Apesar de todo este legado, são raros os museus de aviões no país e já houve casos de importantes instituições como essas que fecharam, como o Museu da Aeronáutica, no Parque Ibirapuera em São Paulo (SP), e o Museu Asas de um Sonho, em São Carlos (SP), que era um dos maiores do mundo.

Porém, os poucos santuários da aviação presentes no Brasil possuem coleções das mais interessantes, com aviões e helicópteros raros ou até únicos. Conheça a seguir os cinco museus de aeronaves abertos ao público que existem no país.

 

Musal

Museu Aeroespacial (Musal)
Foto: FAB

Maior e mais importante museu de aviação da América Latina, o Museu Aeroespacial (MuSAL) está localizado no Campo dos Afonsos, na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ). O local é considerado o “berço” da aviação brasileira por ter sediado a primeira organização aeronáutica do país: o Aeroclube Brasileiro, fundado em 1911.

Inaugurado em 1976, o MUSAL é administrado pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica. Em seu acervo, encontram-se mais de 15 mil objetos museológicos e aproximadamente 140 aeronaves, incluindo antigos aviões que voaram com a Força Aérea Brasileira, como o caça P-47 Thunderbolt, além de modelos comerciais icônicos, entre eles um Electra que pertenceu à Varig. O museu também guarda o coração preservado de Alberto Santos Dumont e uma réplica exata de seu avião, o 14 Bis.

Endereço: Av. Marechal Fontenele, 2.000, Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro (RJ)
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita

MAB

Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB)
Foto: Divulgação

Localizado bem ao lado da fábrica da Embraer em São José dos Campos (SP), o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), fundado em 2004 pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), é quase um museu informal da fabricante brasileira.

O MAB reúne aviões comerciais e militares construídos pela Embraer ao longo dos anos, incluindo um raro protótipo do Bandeirante. A coleção ainda conta com maquetes em tamanho real de foguetes do programa espacial brasileiro e até uma réplica do Sputnik, o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra. O acervo também possui réplicas de mísseis e bombas fabricadas no Brasil e outros objetos de estudos do DCTA, como o primeiro automóvel com motor a etanol projetado no país.

Endereço: R. Dra. Tânia Lis Tizzoni Nogueira, São José dos Campos (SP)
Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; às sextas, das 8h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
Entrada: gratuíta

Varig Experience

Varig Experience
Foto: Divulgação

O espaço comercial Boulevard Laçador, em Porto Alegre (RS), é a sede da exibição permanente “Varig Experience”. O local guarda o Douglas DC-3 com prefixo PP-ANU que voou com as cores da extinta companhia aérea Varig, entre as décadas de 1950 e 1970.

A aeronave em estado impecável de preservação está entre os DC-3 mais antigos do mundo em exposição. O modelo foi fabricado em 1936, ano em que o lendário bimotor da Douglas Aircraft estreou no mercado de aviação comercial. Complementando a mostra, guias vestidos com uniformes clássicos de pilotos e comissários de bordo da Varig acompanham os visitantes.

Endereço: Avenida dos Estados, 111, Porto Alegre (RS).
Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h às 23h.
Entrada: gratuíta

Museu de Bebedouro

Museu de Bebedouro
Foto: Thiago Vinholes

 O Museu de Armas, Veículos e Máquinas Eduardo André Matarazzo, mais conhecido como “Museu de Bebedouro”, atrai entusiastas da aviação de todo o Brasil para Bebedouro, no interior de São Paulo. Fundado em 1964 por Eduardo André Matarazzo, famoso empresário do passado, o local também preserva locomotivas a vapor, equipamentos militares, automóveis e motocicletas antigas.

O acervo de aeronaves em exposição em Bebedouro tem um valor inestimável, embora o estado de conservação das peças não seja dos melhores. O museu, inclusive, é a casa do último Saab 90 Scandia do mundo, avião comercial que fez sucesso no Brasil entre as décadas de 1950 e 1960, a serviço da extinta companhia aérea VASP.

Endereço: Praça Santos Dumont, Bebedouro (SP)
Horário de funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h.
Entrada: R$ 10

Museu da Aviação Naval

Museu da Aviação Naval
Foto: Divulgação

Inaugurado no ano 2000, o Museu da Aviação Naval preserva a memória da aviação da Marinha do Brasil. Está localizado na Base Aérea Naval de São Pedro de Aldeia, no município de São Pedro de Aldeia (RJ), onde ficam concentradas a maioria das atividades aéreas da Força Naval.

O museu possui um importante acervo de helicópteros militares, que, no passado, foram empregados a bordo de embarcações da Marinha, como nos antigos porta-aviões NAeL Minas Gerais e NAe São Paulo. A coleção ainda inclui aviões e réplicas de aeronaves navais, equipamentos e um rico acervo de fotografias e documentos históricos.  

Endereço: Rua Comandante Ituriel, dentro da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ).
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 09h às 11h30 e das 13h15 às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Entrada: gratuita

Mais Recentes da CNN