Empresas brasileiras assinam documento pelo desenvolvimento sustentável

Mais de 100 empresas do país firmaram acordo mundial de comprometimento com reduções de carbono e demais medidas previstas no Acordo de Paris

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Mais de 100 empresas brasileiras firmaram um compromisso de combater a emissão de carbono e as mudanças climáticas no mundo. O documento “Empresários pelo Clima”, divulgado nesta segunda-feira (27), é uma iniciativa do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), apoiada por diversas entidades setoriais.

Em entrevista à CNN, a presidente do conselho, Marina Grossi, definiu a carta como a “coalizão das coalizões” do setor privado para o desenvolvimento sustentável.

“Esse documento diz que a questão climática está sendo absorvida pelas empresas brasileiras. As empresas sérias brasileiras colocam precificação interna de carbono, metas de neutralização, buscam políticas onde preservar e produzir se aliam, como no bioma da Amazônia”, afirmou.

Segundo ela, as empresas signatárias da carta apresentam medidas concretas que colocam o Brasil em posição de estar competindo e atuando com protagonismo nas questões ambientais.

O documento também tem como foco a COP26, em Glasgow, na Escócia, em novembro. Para Marina, a conferência das Nações Unidas (ONU) será a mais importante dede 2015, quando foi firmado o Acordo de Paris.

“Esse é o ano das ações, de mostrar o que as empresas e países estão fazendo. Está uma corrida grande, que coloca grandes competidores juntos. Todas as grandes nações estão com seu desenvolvimento voltado para desenvolvimento de baixo carbono”, disse.

“O que esses mais de 100 empresários mostram é que o Brasil tem condições de chegar em 2050 com emissão líquida 0, que é que o preconiza o Acordo de Paris.”

Mais Recentes da CNN