Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Planos para escurecer o sol, divórcio e fortuna: saiba mais sobre Bill Gates

    Quem é Bill Gates, o que ele faz em seu tempo livre e qual a sua ligação com Jeffrey Epstein? Saiba mais sobre o fundador da Microsoft

    Foto: Yuri Gripas/Reuters

    Tamires Vitorio, do CNN Brasil Business, em São Paulo

    Ouvir notícia

    O Windows é o sistema operacional de computadores mais utilizado no mundo todo —de acordo com o site de análise de tráfego Statcounter, a Microsoft é dona de 73,54% desse mercado, na frente da Apple, com 15,87%, e do Linux, com 2,38%.

    O império de uma das quatro maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos (e do mundo) foi criado pelo bilionário Bill Gates, filantropo conhecido por ações ambientais e voltadas à Covid-19, ao mesmo tempo em que está envolvido em polêmicas que vão de Jeffrey Epstein a comportamentos que o levaram a deixar a liderança da empresa. 

    Saiba mais sobre o bilionário.

    Quem é Bill Gates?

    William Henry Gates III, mais conhecido como Bill Gates, é o cofundador da Microsoft, ao lado de Paul Allen. 

    Quantos anos ele tem?

    Gates nasceu em 28 de outubro de 1955 e tem 65 anos. 

    Em que Bill Gates é formado?

    Em nada. Assim como Steve Jobs, da Apple, o fundador da Microsoft desistiu da faculdade antes de se formar. 

    Como ele ficou bilionário?

    Gates ficou bilionário em 1986 por conta do sucesso da Microsoft — na época, ele era o CEO da companhia, bem como o chefe da área de arquitetura de software. 

    Por que ele deixou a presidência da Microsoft?

    Em fevereiro de 2014, Gates anunciou que deixaria a presidência da companhia que ele cofundou, para se tornar uma espécie de “conselheiro tecnológico” e, em março de 2020, ele deixou também o quadro de executivos da companhia para “focar em seus projetos de filantropia”. 

    Recentemente, surgiram notícias de que Gates deixou a companhia porque, na verdade, teve um relacionamento impróprio com uma engenheira de software da Microsoft.

    Em 2020, os conselheiros da companhia acharam melhor que ele saísse totalmente da Microsoft por causa de uma investigação que fizeram sobre a relação de Gates com sua funcionária. Antes que os membros do conselho pudessem tomar uma decisão formal com a conclusão da investigação, Gates renunciou ao cargo de diretor da empresa, segundo o jornal “Wall Street Journal”

    Qual é a sua fortuna estimada?

    Segundo a Bloomberg, Gates tem uma fortuna estimada em US$ 144 bilhões. A Forbes aponta que ele tem US$ 124 bilhões.

    Quando ele deixou de ser o homem mais rico do mundo?

    Os rankings da Forbes e da Bloomberg — que estimam as fortunas dos bilionários do mundo todo — mudam quase que diariamente, uma vez que os valores expostos dependem muito do vaivém das Bolsas mundiais e da precificação das empresas que os bilionários comandam.

    Por 24 anos, o líder da lista da Bloomberg foi Gates. Isso até 2017, quando Jeff Bezos, da Amazon, ultrapassou o veterano. 

    Por que ele pretende escurecer o sol?

    Gates está financiando uma tecnologia de cientistas de Harvard que será capaz de escurecer o sol, refletindo a luz solar para fora da atmosfera terrestre, para conseguir reduzir o aquecimento global, segundo a Forbes. 

    Chamado de Stratospheric Controlled Perturbation Experiment (SCoPEx), o projeto quer reduzir o brilho do Sol com um spray de carbonato de cálcio não-tóxico (CaCO3) e, assim, deixar a Terra mais gelada. 

    Quando Gates se divorciou?

    No começo de maio de 2021, Bill e Melinda Gates anunciaram que estavam se divorciando após 27 anos casados. A decisão foi anunciada nas contas pessoais de Bill e Melinda nas redes sociais.

    “Depois de um grande acordo de ideias e muito trabalho no nosso relacionamento, tomamos a decisão de encerrar o nosso casamento”, afirma o comunicado. O casal formou uma organização filantrópica de grande expressão, a Fundação Bill e Melinda Gates, em 2000.

    Segundo o jornal “Wall Street Journal” (WSJ), o processo do divórcio dos dois teve início quando os primeiros indícios de uma ligação entre Gates e Jeffrey Epstein apareceram. Em 2019, segundo a publicação, Melinda contratou um time de advogados para discutir a separação.

    O WSJ diz que Melinda ficou furiosa quando Bill começou a fazer negócios com Epstein, condenado por tráfico sexual de menores e abuso sexual. A situação teria sido um “momento de virada” no relacionamento do casal Gates. 

    Qual a relação entre Gates e Jeffrey Epstein?

    Jeffrey Epstein era um magnata, dono de um número grande de propriedades espalhadas pelo mundo todo. Ninguém sabia de onde vinha toda a fortuna dele. 

    Em 2005, ele começou a ser investigado pela polícia da Flórida depois que os pais de uma menina de 14 anos o denunciaram por abuso sexual. Em 2008, Epstein foi condenado por prostituição infantil, e policiais encontraram evidências de cerca de 36 outras garotas que também foram abusadas sexualmente por Epstein, a maioria menor de idade. 

    Em 2011, Gates e Epstein se conheceram para discutir ideias de filantropia. Segundo o jornal “The New York Times”, Gates visitou a casa de Epstein em Manhattan. Mais tarde naquele ano, Gates teria escrito um email para seus colegas afirmando que “o estilo de vida de Epstein é muito diferente e meio intrigante, mas não funcionaria para mim”. 

    Dois anos depois, em 2013, Melinda, Bill e Epstein se encontraram na mansão do magnata em Nova York. Segundo o jornal “Wall Street Journal”, Melinda se sentiu desconfortável com Epstein e, como citado acima, ficou brava com a relação que Bill tinha com ele. Apesar disso, Bill Gates manteve uma associação com Epstein por meio da Bill and Melinda Gates Foundation. 

    Existem relatos de que Gates teria voado com Epstein em um jato particular batizado de “Expresso Lolita”, em uma viagem de Nova York para a Flórida, também em 2013. Gates disse, em 2019, que isso não aconteceu e que “nunca foi para a Flórida ou para festas com Epstein”. 

    No ano retrasado, Gates afirmou ao “WSJ” que conhecia Epstein, mas que “não tinha nenhuma relação de negócios ou de amizade com ele”, logo após a prisão de Epstein em 6 de julho daquele ano. 

    Em 10 de agosto de 2019, Epstein supostamente se suicidou em sua cela. 

    O que Bill Gates faz em seu tempo livre?

    Segundo o próprio Gates, durante a pandemia da Covid-19, além de ler alguns livros e assistir a algumas séries, ele jogou bridge online com o também bilionário Warren Buffett. 

    Mais Recentes da CNN