Análise: Prévia do PIB surpreende com recuo de 0,1%

O analista de economia Gabriel Monteiro avaliou no CNN Novo Dia o IBC-Br, considerada prévia do PIB, que registrou uma queda de 0,1% em junho. No segundo trimestre, indicador acumula alta de 0,3%, abaixo das expectativas do mercado

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou queda de 0,1% em junho, conforme dados divulgados pelo Banco Central. O resultado frustrou as expectativas do mercado, que projetava um desempenho mais positivo para o período. A análise é de Gabriel Monteiro, no CNN Novo Dia.

No segundo trimestre de 2025, o indicador acumulou crescimento de 0,3%, sinalizando uma desaceleração da economia brasileira. O resultado reflete principalmente o impacto negativo do setor agropecuário, que apresentou efeito sazonal após o término da safra de soja no primeiro trimestre.

Setores em Desaceleração

A indústria manteve-se praticamente estagnada em junho, com leve perda de força. O setor de serviços, por sua vez, continua sendo o principal motor da economia, impulsionado por um mercado de trabalho aquecido, com taxa de desemprego em 5,8%, e aumento da renda dos trabalhadores.

As projeções para os próximos meses indicam continuidade da desaceleração econômica. O mercado prevê crescimento próximo a zero no terceiro trimestre e estagnação no quarto trimestre de 2025. Para o ano, a estimativa é de um crescimento do PIB em torno de 2,2%, significativamente menor que os 3% registrados no ano anterior.

A política monetária, com taxa de juros em 15%, é apontada como um dos fatores para o arrefecimento da atividade econômica. A medida faz parte da estratégia do Banco Central para controlar a inflação, que segue acima da meta estabelecida.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais