Banco Mundial vai gerir fundo global do Brasil para florestas tropicais

Chamado de Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), mecanismo deve mobilizar bilhões de dólares anuais para conservar ecossistemas e apoiar comunidades locais

Thomaz Coelho, colaboração para a CNN Brasil, São Paulo
Amazônia, Brasil - Florestas tropicais são cruciais para regular clima global.  • Arquivo CNN Brasil
Compartilhar matéria

O Banco Mundial autorizou nesta terça-feira (21) sua atuação como administrador e anfitrião interino do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa global liderada pelo Brasil para financiar a proteção e conservação das florestas tropicais.

O TFFF foi criado para remunerar garantir recursos contínuos a países e comunidades que preservam com sucesso suas florestas. O Banco Mundial será responsável pela gestão financeira, governança e transparência do fundo, além de repassar os recursos aos países beneficiados.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a decisão “transforma o TFFF de uma ideia em uma realidade plenamente operacional”. O fundo será lançado oficialmente durante a COP30, em Belém.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que o mundo investe hoje apenas um quarto do necessário para proteger a natureza, e que o TFFF é “uma solução ousada e colaborativa” para ampliar o financiamento climático. Segundo ela, o fundo pode gerar até US$ 4 bilhões por ano quando estiver em operação.

TFFF e REDD+ gerariam até 60% dos recursos para zerar desmatamento até 2030

Anunciado na COP28, em Dubai, o TFFF foi desenvolvido pelo Brasil em parceria com dez países e dezenas de organizações da sociedade civil. O fundo busca substituir o modelo de doações por um sistema de investimento sustentável, com lucros revertidos à conservação e à valorização de quem protege as florestas.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais