BNDES lança plataforma para monitorar o Fundo Clima durante a Pré-COP30

Ferramenta permite monitorar projetos financiados fundo climático

Tayana Narcisa, da CNN Brasil
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou uma nova plataforma de acompanhamento do Fundo Clima, em Brasília  • André Telles/BNDES
Compartilhar matéria

Durante a Pré-COP30, evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou uma nova plataforma de acompanhamento do Fundo Clima, em Brasília.

A ferramenta foi apresentada nesta terça-feira (14) pelo diretor de Planejamento e Relações Institucionais, Nelson Barbosa, e representa um avanço na transparência e monitoramento dos investimentos em mitigação e adaptação climática no Brasil.

A nova plataforma permitirá o acompanhamento detalhado dos projetos aprovados pelo Fundo Clima, destacando as ações em segmentos como Transição Energética, Mobilidade Verde, Indústria Verde e Florestas Nativas.

Segundo o banco, o objetivo é dar maior visibilidade aos resultados e impactos dos investimentos na área ambiental. Segundo Nelson Barbosa, o Fundo Clima utiliza recursos do Tesouro Nacional, parcialmente captados por meio da emissão de Green Bonds (títulos verdes) no exterior.

“Com o Fundo Clima, o BNDES tem financiado no Brasil projetos como a eletrificação do transporte urbano, a produção de biocombustíveis, o reflorestamento e o fomento à indústria verde, ações que contribuem para a redução de emissões e o aumento da eficiência energética”, afirmou o diretor.

Ele também ressaltou a importância da preservação ambiental no contexto nacional. “O Brasil é um dos poucos países do mundo que ainda tem uma vasta área florestal. É um desafio manter as florestas em pé e recuperar as áreas degradadas. Nesse sentido, o Banco prepara projetos de concessão de florestas, manejo e restauro.”, completou.

Contexto e COP30

O lançamento da plataforma ocorre em um momento estratégico para o país, às vésperas da COP30, que será realizada em novembro de 2025, na cidade de Belém (PA).

O evento deve reunir líderes mundiais, organizações internacionais e representantes da sociedade civil para discutir políticas de enfrentamento à crise climática.

Durante a Pré-COP, realizada em Brasília, autoridades brasileiras apresentaram iniciativas e compromissos que reforçam o papel do Brasil como protagonista nas discussões globais sobre sustentabilidade.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais