COP30

Brasil se compromete a quadruplicar combustíveis verdes até 2035

Itália, Japão e Índia aderiram ao documento que busca aumentar a produção de combustíveis renováveis

Pedro Teixeira e Anna Júlia Lopes, da CNN Brasil, Brasília
João Marcos Paes Leme, diretor do Departamento de Energia do Itamaraty
João Marcos Paes Leme, diretor do Departamento de Energia do Itamaraty  • Rafa Neddermeyer/COP30
Compartilhar matéria

Em uma ação simbólica de protagonismo nas negociações climáticas globais, o governo brasileiro assinou um pacto que visa quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035, em parceria com países como Itália, Japão e Índia. O Itamaraty ainda deseja anunciar novas adesões até o início da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).

O pacto sinaliza uma aposta em combustíveis de baixo carbono como ferramenta central da transição energética, especialmente em setores que demandam energia densa e para os quais a eletrificação não é uma solução viável a curto prazo.

Chamado de "Belém 4x", o compromisso, formalizado nesta terça-feira (14), foi celebrado como um passo estratégico rumo à descarbonização, ampliando o protagonismo brasileiro no setor de biocombustíveis, principalmente nos segmentos mais difíceis de eletrificação, como aviação e transporte pesado.

 

Segundo João Marcos Paes Leme, diretor do Departamento de Energia do Itamaraty, a meta está alinhada a um estudo da Agência Internacional de Energia, que aponta que diferentes tecnologias combinadas podem tornar viável essa multiplicação até 2035, tomando 2024 como base.

A expectativa é que a iniciativa seja endossada durante a Cúpula do Clima, entre 6 e 7 de novembro, quando líderes mundiais se reunirão em Belém para debater o tema. O texto deve ser publicado nos próximos dias.

“Algumas rotas são de implantação mais rápida, outras mais demorada, mas somando as diferentes vias você pode, até 2035, com base nos números atuais, ter uma multiplicação significativa dessas soluções”, afirmou Paes Leme durante a Pré-COP, reunião preparatória para a COP30.

O documento visa impulsionar, em nível mundial, a adoção de fontes de energia alternativas aos combustíveis fósseis, como hidrogênio e derivados; biogases; biocombustíveis e combustíveis sintéticos.

O anúncio ocorre em um momento de atenção internacional às negociações para a COP30, que será realizada em novembro em Belém. A expectativa é que o Brasil use o evento para reforçar sua posição como ator decisivo na agenda climática.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais