Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com Galípolo e Aquino, BC divulga fotos de reunião do Copom, que deve cortar Selic

    Expectativa é de que a reunião culmine no corte da taxa básica de juros; dúvida diz respeito à robustez do corte, com especialistas se dividindo entre baixas de 0,25 ponto percentual e 0,50

    Membros do Copom, em primeira reunião de Galípolo e Aquino
    Membros do Copom, em primeira reunião de Galípolo e Aquino Foto: Raphael Ribeiro/BCB

    Da CNN*

    O Banco Central divulgou nesta quarta-feira (2) fotos da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). É a primeiro encontro do qual participam os novos diretores Gabriel Galípolo e Ailton Aquino.

    A expectativa é de que a reunião culmine no corte da taxa básica de juros, que está em 13,75% ao ano desde agosto de 2022. A dúvida diz respeito à robustez do corte: especialistas se dividem entre baixas de 0,25 ponto percentual e 0,50.

    Os membros do Copom se encontram desde a terça-feira (1º) para definir a nova taxa de juros. O comitê deve dar seu veredito a partir das 18h desta quarta-feira.

    Na ata da última reunião, foi sinalizado que o grupo “se dividiu” em relação à comunicação de possibilidades de baixa. A expectativa é de que a decisão sobre o corte também não seja unânime.

    Caso se concretize, este será o primeiro desconto em três anos. A última vez que o Copom decidiu por reduzir os juros foi em agosto de 2020, quando a taxa passou de 2,25% para 2% ao ano — o menor patamar da história.

    Dados da Opção de Copom da B3 — plataforma que permite a negociação de contratos da taxa de juros na bolsa brasileira — desta quarta-feira (2), mostram que a redução de 0,50 ponto percentual (p.p.) é a aposta de 57% dos investidores, enquanto a queda de 0,25 p.p. é esperada por 40%.

    Publicado por Danilo Moliterno.