Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Aumento da Selic concretiza previsão pessimista para 2022, diz associação

    Abrasel, que representa bares e restaurantes, vê com preocupação alta da taxa de juros, que deve impactar de forma direta o setor

    Produzido por Ludmila Candalda CNN Em São Paulo

    O aumento da taxa básica de juros, a Selic, impacta de forma direta clientes e estabelecimentos comerciais, afirma Percival Maricato, presidente do conselho estadual da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP).

    Em entrevista à CNN, ele disse que a elevação da Selic a 7,75% ao ano, a sexta alta consecutiva, coloca o Brasil sob “ameaça de uma nova tragédia” econômica.

    “Aumenta combustível, dólar, desemprego. Tudo isso acaba gerando impactos no setor. O aumento de juros vem concretizar a previsão pessimista que tínhamos para 2022”, avaliou.

    Para Maricato, a inflação alta somada a elevação da Selic vai impactar diretamente nas dívidas dos estabelecimentos.

    “Dentro do setor, estamos com 65% dos estabelecimentos com dívidas atrasadas. Isso porque muitos investiram vendendo imóveis e carros para sobreviver.”

    Com o aumento da taxa de juros, o Brasil passou a liderar a lista de países com os maiores juros reais (juros nominais menos a inflação projetada para os próximos 12 meses) do mundo.