Deputado: taxar LCI e LCA fará povo pagar mais caro por casa própria e alimentos

Mendonça Filho critica proposta do governo de retirar isenção do IR sobre aplicações em LCI e LCA, afirmando que medida afetará principalmente os mais pobres

Da CNN
Compartilhar matéria

Em entrevista ao CNN Prime Time, o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE) criticou a proposta do governo de retirar a isenção do Imposto de Renda sobre aplicações em Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e do Agronegócio (LCAs), argumentando que a taxação terá impacto direto no custo de vida da população.

Segundo o parlamentar, LCIs e LCAs são fontes importantes de financiamento para os setores de construção civil e agropecuário. "Quando você encarece a captação e dificulta essa captação, tornando ela o custo mais elevado, isso vai dificultar a produção", explicou Mendonça Filho.

O deputado alertou que o encarecimento da produção resultará em custos mais altos para o consumidor final, tanto na aquisição da casa própria quanto na compra de alimentos. "O reflexo direto junto à população é que nós teremos uma realidade onde a população pagará mais caro pela casa própria e também pelos alimentos, o que é um contrassenso", afirmou.

Mendonça Filho ressaltou que os efeitos dessa taxação afetariam mais a população de baixa renda. Ele argumentou que boa parte do mercado da construção civil de casa própria é financiada a partir das LCIs, enquanto o setor agropecuário se financia pelas LCAs.

"Quando você encarece o custo de captação, evidentemente que isso vai ser repassado para o preço final do setor agropecuário, dos produtos agrícolas e da pecuária e também setor imobiliário", explicou o deputado.

O parlamentar classificou o discurso do governo como "equivocado" e "falso" ao defender a taxação ou aumento da tributação sobre LCIs e LCAs. "São medidas que, ao meu ver, vão de encontro ao interesse da própria sociedade, porque encarece o setor produtivo, torna ele mais oneroso e, consequentemente, quem vai pagar a conta é justamente o consumidor final", concluiu Mendonça Filho.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais